O ÚLTIMO ADEUS A NELITO: HONRAS OFICIAIS E DENOMINAÇÃO AO SAMU 192

Publicado em 30 de junho de 2012 às 15h59
Atualizado em 02 de julho de 2012 às 12h02

O corpo do jornalista Manoel dos Santos (Nelito), 84,  foi sepultado às 14h deste sábado (30) no Cemitério São José com honras oficiais do município.

nelitocapa

O seu corpo foi coberto pela bandeira da cidade (que tanto escrevia, amava e defendia, em 51 anos de jornalismo, em seu jornal Tabloide da Nova Paulista), com luto oficial decretado pelo prefeito Geninho Zuliani (DEM) e, a pedido do amigo e colaborador do jornalista, empresário e vereador José Elias Morais (Zé das Pedras, PMDB), o nome de Nelito passa a constar na denominação do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência “Jornalista Nelito Santos”), anunciado pelo prefeito durante a inauguração da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), também neste sábado, às 10h30 (leia na edição de hoje).

DSC_0491

Zé das Pedras, aliás, mantém em sua empresa, a pedido do jornalista, o acervo do Tabloide, construído um cômodo apenas para essa função. Antes de adoecer, ele visitou a sua preciosa coleção de jornais, onde, semanalmente, além das notícias da cidade, escrevia o Editorial (opinião do jornal) e a coluna “Retalhos do Cotidiano” onde, com uma memória fora do comum, e sem recorrer ao comodismo das enciclopédias digitais ou da busca da internet (como o Google, por exemplo), relembrava fatos históricos da cidade, comarca e muitos ‘causos pitorescos’, em sua maioria verdadeiros, quando não escrevia sobre a vida, a paz, e a cidade que tanto amava, a sua Olímpia.

DSC_0487

A Casinha do Papai Noel fez questão de prestar-lhe a derradeira homenagem, através da presença de jovens que recebem os cursos profissionalizantes gratuitos o ano todo, com botões de rosas, depositadas sobre o seu corpo, já que Nelito, semanalmente, não deixa de noticiar assuntos relativos à Casinha, incentivando, como faz em outras áreas, tudo o que traz o bem e o progresso para a cidade. Zé das Pedras prestou a sua última homenagem, ainda no velório do Jardim das Primaveras, dando-lhe um beijo na testa e dizendo: “Missão cumprida, meu amigo, agora o Céu o recebe de braços abertos, nunca esqueceremos de você e do que você fez por todos nós, olimpienses”.

DSC_0492

Nelito nunca escreveu ‘contra’ pessoas, muito menos contra jornalistas, mesmo contra os que sempre o criticaram (estes sequer foram aos funerais), dando-lhe, inclusive, apelidos pejorativos. Ao contrário, Nelito sempre procurou fazer o ‘bom jornalismo’ em nome de sua cidade, mesmo se, preciso fosse, sempre estar ao lado da administração municipal, encorajando-a, acreditando que a cidade pudesse melhorar e, mesmo sob críticas dos que nunca acham que a cidade está melhor e a caminho do progresso, redigia na velha máquina de escrever – Paulinha tinha o trabalho de passar para o computador, digitando todas as matérias, diagramava (fazia o desenho da página), e ficava do lado do diagramador, no computador, dando palpites e orientando a finalização daquela edição. E não somente isso: às sextas-feiras, era figura fácil no centro da cidade, e até pelos bairros (onde já distribuiu o jornal em charretes), com um envelope pardo contendo dezenas de jornais já dobrados, distribuindo-os um a um e aos que pediam, mesmo que de graça.

NELITO-JORNAL

A foto tirada, ocasionalmente, pelo radialista e estudante de Jornalismo, Cléber Luís, retrata como Nelito era visto pela cidade. Sempre a pé, com o seu jornal debaixo do braço. No ano passado, covardemente, um travesti o assaltou, cortou os seus braços, o jogou no chão, à procura de dinheiro. Felizmente, o jornalista se recuperou e não desanimou, continuou o seu trabalho até quando, há cerca de duas semanas, adoeceu, foi internado na UTI da Santa Casa de Barretos e, recentemente, veio para Olímpia a fim de que os parentes e amigos pudessem lhe visitar, já que o tumor cerebral era irreversível.

DSC_0493

Desde ontem, no velório, familiares de Nelito receberam o carinho de amigos e conhecidos, inclusive dos taxistas (que ele sempre usava para o transporte de seu jornal, quando chegava da impressão da gráfica de Rio Preto) com uma coroa de flores. O prefeito Geninho Zuliani foi um dos primeiros a chegar, ontem.

DSC_0495

Hoje, na despedida, o secretário de Governo Paulo Marcondes, o líder do prefeito Luiz Salata (PP), e o amigo vereador Zé das Pedras – que Nelito chamava carinhosamente de ‘Zé dos Pedregulhos’ – estiveram presentes, depositando a bandeira de Olímpia no fechamento do caixão.

DSC_0498

Na entrada do Cemitério, o líder Salata falou em nome do prefeito e da Câmara, citando trechos bíblicos de conforto à família, e despedindo-se do amigo que Nelito foi de sua família, inclusive de seus saudosos pais, também falecidos.

DSC_0511

Em seguida, houve o sepultamento num túmulo bem na entrada do cemitério, na segunda fileira à esquerda de quem entra, quase no final da quadra. As flores foram retiradas e colocadas sobre o túmulo.

 

DSC_0508

DSC_0509

DSC_0510

DSC_0512

DSC_0514

DSC_0515

DSC_0516

DSC_0517

DSC_0519

ÚLTIMOS REGISTROS

No Desfile do 46º Festival de Folclore de Olímpia, em 2010, o Diário de Olímpia fez alguns registros com Nelito dos Santos, com o vereador e amigo Zé das Pedras, a diretora do Diário Laudiceia Concon e com a comissão executiva do Fefol:

Assunto(s): ,

Leia também:

4 comentários

  1. sonia mendes disse:

    Caro Leonardo,transmita meus sentimentos de profundo pesar ao Bira e à Cida,que Deus lhes dê serenidade para seguir sem nosso estimado amigo Nelito.

  2. Jair Galetti Junior disse:

    Sinto muito pois a terra so perde jente3 boa quando (editado, sem ofensas, por favor) fican aqui pertubando a gente . Vai com DEUs Nelito.

  3. nino disse:

    querido Nelito meus sentimentos a sua família, Olímpia perdeu um dos Homems mais honrado e de um grande carater uns dos mais nobres Jornalisa do Estado de São Paulo que Deus te acompanhe nessa nova vida..Obrigado por tudo que escreveu e Encantou Nosso querido Torrão chamado Olímpia nas paginas do Famoso Tabloide da Nova Paulista.

  4. Mísian^^ disse:

    Meus Sentimentos a Familia….!!!! Uma Pessoa Muito Querida. Mas que está Juntamente com deus agora e deve estar muitoo bem onde está!!! descanse em paz Nelito.

Faça um comentário