diadaassistentesocial2009-01

Novo CREAS é inaugurado nesta terça

Está sendo inaugurado neste momento (terça, 10h) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no prédio onde funcionava a antiga Fosac (Fundo Social), na rua Conselheiro Antonio Prado, 307, centro.

O prefeito Geninho Zuliani (DEM), juntamente com a secretária municipal Carmem Lúcia Bordalho de Almeida, da Assistência e Desenvolvimento Social, primeira Dama Fernanda Mendes Zuliani, vereadores Luiz Salata (PP) e José Elias Morais (PMDB), e demais autoridades e convidados, participam da cerimônia.

“Além da ampliação do número de atendimentos, a nova sede oferecerá melhores condições de trabalho aos funcionários e à população. O atual prédio do CREAS é alugado e não oferece a infra-estrutura necessária” disse a secretária Carmem Bordalho.

O prédio foi totalmente reformado e equipado para atender as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Social (PNAS) e contará com o trabalho de psicólogos e assistentes sociais. No local funcionará, também, a Casa do Conselho, um espaço destinado às reuniões dos Conselhos da Assistência Social, do Idoso e da Criança e do Adolescente.

No ano passado o CREAS atendeu 1970 pessoas, que foram encaminhadas pela Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar, judiciário e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

4 comentários em “Novo CREAS é inaugurado nesta terça”

  1. Releiam, por gentileza o comentário que postei sobre o assunto em pauta, no dia 15 do corrente.

    Antecipadamente grato,

    Luiz Augusto da Silva – poeta.

  2. A importância do CREAS no município.

    O objetivo do CREAS é ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e a adolescentes autores de ato infracional. Para tanto, procura organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação de proteção da família, inclusive no que tange a orientação jurídico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos. Publico alvo no momento de implantação do SUAS, foi o atendimento às situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, tendo como foco de ação a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção a suas crianças e adolescentes. Hoje cada município verifica a possibilidade de ampliação gradual dos serviços, de modo a abarcar outras situações de violação de direitos (de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, dentre outras). O CREAS presta atendimentos prioritários a crianças, adolescentes e suas famílias nas seguintes situações: crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual; crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência); famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades; crianças e adolescentes em situação de mendicância; crianças e adolescentes que estejam sob medida de proteção ou medida pertinente aos pais ou responsáveis; crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar; adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; adolescentes e jovens após cumprimento de medida sócio-educativa privativa de liberdade, quando necessário suporte à reinserção sócio-familiar.

    Esse trabalho de alta importância social agora é realizado de forma digna, num local agradável e acolhedor com, equipe técnica especializa e capacitada para atender essa demanda.
    Parabéns a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Carmem Bordalho e ao Prefeito Geninho pelo empenho em atender a Política Nacional de Assistência Social.

  3. Parabéns a todos os que conduzem o CREAS e à você,

    também, professor Genival Miranda, pelo seu detalhado

    comentário.

    Abraços.

    Luiz Augusto da Silva – poeta.

    1. Obrigado amigo poeta Luiz Augusto,

      Realmente o comentário detalhado é para ressaltar e divulgar a importância do trabalho dos profissionais do CREAS, que a maioria das pessoas não conhecem. E por incrível que pareça muitas cidades do mesmo porte do nosso município, ainda não possuem o seu CREAS, felizmente Olímpia está de parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *