Nova certidão de nascimento começa a valer nesta quinta-feira

Publicado em 06 de janeiro de 2011 às 17h35
Atualizado em 06 de janeiro de 2011 às 17h36

NOVA CERTIDAO O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (6) o novo modelo de certidões de nascimento, casamento e óbito. O documento, que começou a ser impresso ontem (5), será emitido em papel especial, com marca d’água e outros itens de segurança, como por exemplo, a palavra “autêntico” estampada ao fundo, que será visível apenas sob lâmpada ultravioleta.

O papel será fornecido pela Casa da Moeda com a finalidade de evitar fraudes e falsificações. Os 1,2 mil cartórios de registro civil do País deverão receber computadores e cursos de capacitação para os funcionários a partir de fevereiro, inclusive de Olímpia.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos e a Casa da Moeda do Brasil. O projeto vai permitir mais segurança por parte dos órgãos de controle e também evitar falsificações.

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s):

Leia também:

2 comentários

  1. GUSTAVO disse:

    Gostaria de saber se é obrigatório ter essa certidão e qual o custo dela.s

Faça um comentário