Geninho, Pitta e Biagi, reforçam pedidos no DER para minimizar acidentes nos trevos

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 9h12
Atualizado em 28 de novembro de 2014 às 9h13

O prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani (DEM), solicitou ao DER – Departamento de Estradas e Rodagem, através de seu diretor regional Marco Aurélio Macedo Pereira, melhorias para os trevos e entroncamentos da cidade, principalmente na confluência da Rodovia Assis Chateaubriand com a via de acesso Wilquem Manoel Neves e no trevo que liga a cidade à Rodovia Armando de Salles Oliveira, atualmente em obras.

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Muitos acidentes vem, inclusive, causando mortes nas estradas que ligam Olímpia à região, tanto por imprudência dos motoristas como também pontos que podem ser melhorados na infraestrutura das rodovias, entroncamentos e trevos.

Os secretários de Governo Pitta Polisello e de Obras Luiz Biagi reuniram-se em Barretos com o diretor regional do DER Marco Aurélio Macedo Pereira para reforçar os pedidos requeridos para melhorias e atenção especial nas rodovias do entorno olimpiense.

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Geninho, em um requerimento enviado ao DER, solicita que na confluência da Rodovia Assis Chateaubriand com a via de acesso Wilquem Manoel Neves, “o DER realize revisão do fluxo de veículos, objetivando proteger os usuários. Entre as sugestões destacamos a ampliação do espaço de segurança da via de acesso e também da rodovia, considerando-se o aumento de entrada e saída para Olímpia para evitar mais acidentes no local.”

“No dispositivo da Friovale é um local onde enfrentamos problemas graves. Em conversa com o Diretor Regional do DER entendemos que este trevo foi feito de forma compacta. Primeiro não temos uma área de segurança para quem sai de Olimpia sentido Barretos, logo que você sai da vicinal entra direto na rodovia, o que causa transtornos e risco de acidentes. Também para quem vem de São José do Rio Preto para entrar na alça de acesso ou quem faz o retorno é uma entrada muito repentina, que já causou vários acidentes com caminhões tombados, carros batidos e capotamentos”. Segundo Pitta, o Prefeito Geninho já havia solicitado um estudo através do Secretário Estadual de Logística e Transporte, Clodoaldo Pelissioni, para que fosse construído um trevo em desnível, conhecido como pontilhão, porém com o retorno que num primeiro momento não teria necessidade. “Vendo hoje o tanto de reclamações das pessoas que utilizam aquele trevo junto ao DER e os números de acidentes, tivemos a informação que foi autorizado um projeto executivo para a construção do trevo em desnível. Com este estudo realizado posteriormente será liberada verba estadual para a construção da modificação. E no que depender dos esforços do prefeito Geninho junto ao DER este projeto vai sair o quanto antes”.

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Ele ainda informou que algumas melhorias devem ser realizadas com sistemas de zebras e lombadas para redução da velocidade. “São medidas paliativas para sanar os problemas em partes enquanto não forem sanados”.

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Em outro Requerimento, o prefeito Geninho solicita especial atenção do DER no que se refere à sinalização do trevo da confluência entre a Rodovia Armando Sales de Oliveira e Vicinal Álvaro Brito e que seja informado à previsão do término das obras naquele trecho. O fato, associado à inobservância dos riscos pelos condutores, tem provocado acidentes, alguns com registros de óbitos. E a ação solicitada tem como objetivo, evitar as lamentáveis ocorrências.

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“No trevo da Armando Salles com a Vicinal Álvaro Brito, que tem entrada para a Cohab I e II, está sendo feito um dispositivo de acesso muito bom por sinal, porém com o sistema de sinalização confuso. Pedimos atenção especial para o DER, para que identifique de forma mais clara para os motoristas. As melhorias já estão sendo feitas e acredito que em poucos dias este trevo seja liberado para utilização das alças de acesso”.

Outras melhorias e ajustes serão efetuados no trevo do Lambari, ou da Kimberlit, e também foram requisitadas obras para a entrada do Bairro Rural Tamanduá, outro ponto da Assis Chateaubriand perigoso. “Temos transtornos na Rodovia, mas serão benéficos para os motoristas que utilizam os dispositivos futuramente”.

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De acordo com o secretário de Governo as licitações são realizadas em partes, sendo na Armando Sales de Oliveira, trecho de Olímpia a obra realizada pela empreiteira COPLAN Engenharia, na Assis Chateaubriand, do Campo Alegre até o Tamanduá pela a Constroeste, e do Tamanduá até a Ponte do Turvo também pela COPLAN Engenharia. “Estamos sempre em contato com os diretores destas empresas solicitando que a sinalização seja bem efetuada para que os que utilizam estas estradas não sejam prejudicados”.

“Outra boa notícia é a aprovação da licitação do trecho que compreende, na Rodovia Armando Sales, das proximidades do antigo lixão até a cidade de Icem, prologando as melhorias de Bebedouro a localidade, com a construção de terceiras faixas e um novo trevo em Ribeiro dos Santos”, revela o secretário.

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Finalizando, Pitta ressalta que a administração municipal “está empenhada em concluir as solicitações perante o DER, que todos os requerimentos possam ser concluídos não apenas para a segurança dos olimpienses, mas de todos os motoristas que trafegam pelas estradas que fazem ligação ao município”.

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