frio_thumb.jpg

Frio continua e a temperatura pode cair ainda mais

Uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme no Estado de São Paulo, inclusive em nossa região, segundo os radares do IPMet / Bauru (SP). As manhãs seguem geladas, mas à tarde as temperaturas sobem um pouco. Em Olímpia, a temperatura despencou para abaixo dos 10 graus nas primeiras horas da madrugada e chegou na máxima de 26 graus.

CLIMA/SP

Nesta quinta-feira (9) a mínima na região de Olímpia deverá ser de 8 graus e a máxima em 26 graus, segundo o IPMet, mais baixa que na capital paulista, que deverá ser de 9 graus.

A umidade, porém, fica bem baixa e os paulistas devem se hidratar bastante. Com o passar dos dias, as tardes de calor retornam ao estado.  Não há previsão de chuva pelo menos até o meio da próxima semana.

A queda da temperatura é resultado de uma massa de ar polar que atua na região desde o último fim de semana. Apesar das madrugadas mais frias, esse sistema deixa o tempo estável e o sol volta a predominar no decorrer do dia, o que eleva a temperatura. A máxima pode chegar a 26 ºC nesta quinta-feira (9).

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar ficará baixa, podendo chegar aos 30%. Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *