Faleceu hoje o coordenador do Terra da Luz

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 17h36
Atualizado em 30 de novembro de 2010 às 17h40

freitasFaleceu nesta segunda-feira (30), o coordenador do Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Professor Freitas, de Fortaleza (CE), que participou por diversas vezes do Festival Nacional de Folclore (Fefol), de Olímpia, e que esteve pela última vez na 44ª edição, em 2008.

Ele já estava sofrendo com complicações de saúde há algum tempo.

A notícia de seu falecimento me foi repassada por Thiago Caversan Antunes que, por sua vez, foi comunicado por seu amigo Enoc Morais, que esteve, ainda este ano, no Fefol.

Assunto(s): ,

Leia também:

13 comentários

  1. Davi Mendes disse:

    Grande Professor Freitas não o conheci pessoalmente, mais sei de sua longa historia de luta para preservar folclore de seu estado.
    Infelizmente perdemos mais um grande folclorista e amigo de Olímpia.
    Um grande abraço a todos do respeitado Grupo Folclórico Terra da Luz.

  2. Mário Montini disse:

    Caro Concon: Triste notícia. O Freitas, na primeira vez que veio à Olímpia, Coordenava o Grupo de Danças do SESI – Ceará. O ano foi 1978, e, na oportunidade, ele fez com que me vestissem com roupas de couro do cangaceiro e desfilei junto com o grupo. Já escrevi um artigo contando as nuances desse grupo e quanto o folclore deve a pessoa do Freitas e seus estimados dançarinos. Que o Pai Celestial possa recebê-lo em festa, pois na Terra ele deixou muitas alegrias.

  3. Nino disse:

    que pena grande amigo professor Freitas do Sesi do Para como disse Montine da epoca das nossas turmas dos F..ão e turma dos feras. era uma grande Pessoa e um mestre na cultura de folclore e conhecedor das tradiçoes nordestinas e deixou grandes amigos aqui em Olimpia
    saudades Professor

  4. Luiz Augusto da Silva disse:

    O Pai Celestial que com bondade aos seus flhos conduz receba de braços abertos o professor Freitas na verdadeira “Terra a Luz”.

    “Na Casa do Pai há várias moradas”.

    Minhas condolências aos parentes, aos amigos e a família enlutada.

    Abraços fraternos, do poeta olimpiense,

    Luiz Augusto da Silva.

  5. Olá, Concon, meu amigo.
    Tudo bem por aí?
    Obrigado pelo registro da notícia.
    O Prof. Freitas fez muitos amigos, nas várias vezes que esteve em Olímpia, e eu tive a sorte de conhecê-lo bem de perto.
    Creio que ele já deve estar envolvido na animação de outras esferas do Universo, com a divulgação da cultura que sempre lhe foi tão cara.
    Viaja mais um grande entusiasta do folclore.
    O consolo é saber que, por mais que nos recusemos, às vezes, a ver, surgem sempre novos animados pesquisadores, e o folclore continua se criando e recriando todos os dias.
    Um grande abraço.

  6. carlos schalch disse:

    Caro Amigo Leonardo
    A noticia do falecimento do Prof Freitas me deixou bastante comovido. Mais tenho certeza que ele será bem recebido, no ceu, pelo nosso querido e saudoso Prof Sant’anna pela grande amizade, carinho e amor que o prof Freitas tinha por Olímpia e pelo Festival do Folclore.
    Perdemos mais um grande e importante folclorista.
    Abraços
    Carlos Schalch

  7. André Nakamura disse:

    Leonardo, recebi com pesar a notícia do passamento do Prof. Francisco Silva de Freitas, criador e coordenador do Grupo Parafolclórico Terra da Luz, Fortaleza/CE. Telefonei para alguns integrantes do grupo agora há pouco, quando estavam no sepultamento, que se deu por volta das 10 h de hoje. Muito abalados todos eles. Ouviam-se nesta última homenagem gravações de músicas folclóricas interpretadas por Freitas. Amizade de longa data o ligava ao Prof. Sant’anna, que conheceu em Barretos, na década de 70, o grupo de danças do SESI de Fortaleza, que Freitas coordenava antes de criar o Terra da Luz, na década de 80. Em 2001, o grupo, muito querido dos olimpienses, foi cartaz do Festival do Folclore em sua 37ª edição. Embora o grupo fosse parafolclórico, o Prof. Freitas _ grande conhecedor da cultura popular brasileira _ não descurava da essência folclórica nas manifestações que reelaborava, mantendo-lhes a fidelidade possível. Cantava com o grupo, dançava, era o apresentador. Bem humorado, alegre, espirituoso, entusiasta do folclore brasileiro, ele deixou muitos seguidores que certamente darão continuidade a seu trabalho _ o melhor do modo de homenageá-lo, continuadamente.

  8. Maciano Lima disse:

    Quero agradecer a Deus, por ter me concedido a oportunidade de conhecer , de aprender, e de ensina tudo que sei sobre a cultura nordestina e brasileira, Nosso querido Professor Freitas vai fazer muita falta…. Mas espero que Deus o acolha com alegria. “Dá-lhe Senhor o descanso eterno, e brilhe para ele a vossa luz”. Seu aluno…(Maciano)

  9. Toninho Clemencio disse:

    Boa noite Leonardo ontem (30/11/2010) o Festival do Folclore de Olímpia perdeu um amigo Francisco Silva de Freitas (Profº Freitas) deixando muitos amigos entre nos olimpienses

  10. Cláudia Gomes Sanna disse:

    Grande AMIGO Prof. Freitas, nós aqui do Rio Grande do Sul, digo amigos do GTC 20 de Setembro de Xangri-Lá também estamos muito triste com esse comunicado, queremos deixar aqui registrado o nosso carinho e admiração por esse AMIGO tão querido que tivemos a oportunidade de conhece-lo.
    Abraços, Cláudia Gomes Sanna (GTC 20 de Setembro) Xangri-Lá / RS

  11. Cláudia Gomes Sanna e Juliano Nunes Sanna disse:

    Era por volta das 13:00h quando o nosso amigo Toninho Clemencio nos deu essa notícia muito triste. Mas queremos nesse momento lembrar desse Grande Amigo que nos deixou. Com certeza todos nós que amamos a Cultura e o Folclore estamos de LUTO. Descanse em Paz Prof. Freitas.
    Abraços,
    Amigos Cláudia e Juliano Sanna / RS

  12. Cidinha Manzolli disse:

    Estamos consternados, em nome dos Festivais do Folclore – Olímpia – SP, queremos deixar registrado
    nosso mais profundo pesar.
    Nosso reconhecimento pela grande contribuição dada pelo professor aos nossos Festivais.
    O timbre de sua voz, ao entoar as canções cearenses estará ecoando por todo Recinto dos nossos Festivais.
    Nossos sentimentos, perde a cultura cearense, perde Olímpia perde o Brasil.

  13. Daniel Furtado disse:

    Agradeço ao meu amigo professor freitas por ter me comparado com um dos cangaceiros do bando de lampião, curisco. Todos nós do grupo Terra da Luz estamos de coração partido com a perda de um grande mestre da cultura popular brasileira. Mas seu trabalho não pode parar. Em nome de todos os seus alunos, Freitas vida e amor.

Faça um comentário