EXCLUSIVO, DIRETOR DNPM ENZO JR.: “Como tem fofoqueiro e desinformado aí, heim? Vou te revelar: não é o Benito que quis os poços para si. E o DNPM não vai acabar”.

Publicado em 29 de setembro de 2009 às 18h46
Atualizado em 02 de dezembro de 2009 às 23h53

Enzo (dir.) com Benito

Enzo Jr. (dir.) com Benatti quando veio deslacrar poços em Olímpia. Foto: Jonas Olmos

O chefe do 2° Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), de São Paulo, geólogo Enzo Luís Nico Júnior, atendeu ao blog em meio a um Congresso sobre Termalismo, em Belo Horizonte (MG), onde ficará até o final de semana, e não se conformou com as informações que recebeu, em seu email, e do que foi passado para ele, acerca das suspeitas que vem sendo feitas em direção ao empresário e presidente do Thermas dos Laranjais, de Olímpia, Benito Benatti, principalmente sobre se os poços profundos são ou não particulares e, no caso presente, se ele estaria cedendo-os ao clube por razões diversas, entre elas pressões de um movimento que deseja disputar os Conselhos Fiscal e Administrativo em abril do ano que vem.

“Meu senhor, estou interrompendo um Congresso importante sobre Termalismo, em Belo Horizonte, depois de um dia exaustivo de atividades desde às 8h da manhã, para ler e ouvir bobagens? Como tem gente fofoqueira, desinformada e até inconformada em sua cidade, heim? Vou te revelar uma coisa: não é o senhor Benito, homem íntegro que tive o prazer de conhecer pessoalmente quando fui deslacrar os poços para iniciar o pedido de lavra, que quer os poços profundos para si, não… tem outra pessoa que quis para si os poços”, disse Enzo Jr.

Acerca do processo protocolado ontem no DNPM de cessão de transferência dos poços profundos, passando do nome de Benito Benatti para o Thermas dos Laranjais, o chefe do DNPM paulista esclareceu: “Esse é procedimento absolutamente normal. Vocês acham que se os poços fossem para algum particular eu iria meter a minha mão na cumbuca? Eu sou tão íntegro quanto é o senhor Benito Benatti, homem que pude ver até a sua alma através de seus olhos que se emocionaram quando os poços foram deslacrados, aquilo (o clube) é a vida dele, a sua paixão, tem gente fofoqueira em sua cidade que não tem o que fazer e espalham absurdos como esse. O procedimento é normal, é assim mesmo, podem verificar no DNPM, e quando eu voltar para Olímpia vou dar uma bela lição nessas pessoas que tentaram inclusive atrapalhar o nosso trabalho lançando suspeitas”.

“Vou repetir para o senhor colocar em seu blog: tudo isso é fofoca. Invencionices. Não é nada fora do comum um presidente de clube, como foi o caso do Thermas, requerer a lavra em seu nome e posteriormente passar para a sua instituição, está dentro das regras atuais, nada foge de nosso controle, pode ter a certeza de que, se suspeitássemos que algo assim poderia acontecer, como estão dizendo, que o senhor Benito poderia alugar os poços por 500 mil reais por mês, num tremendo ato que somente mentes sem ter o que fazer na vida podem imaginar, ainda mais em se tratando de um homem como ele, o DNPM imediatamente interromperia o processo de legalização da lavra. Veja a nossa história, meu senhor: são 75 anos de trabalho e muito trabalho e não de fofoca”, acrescentou Nico Jr ao blog com exclusividade nesta tarde de terça (29).

O diretor do DNPM disse, ainda, que a cessão de transferência “é rápida, quase que no mesmo dia, não tem processo demorado nenhum, faz parte da documentação e do rito do Departamento; os poços sempre foram do Thermas, jamais poderia ser o contrário”.

FIM DO DNPM?

Outra informação que foi revelada recentemente, inclusive na reunião do Movimento que deseja disputar a eleição dos conselhos fiscal e administrativo, é a de que o DNPM iria acabar em 1° de outubro, depois de amanhã, porque ‘o ministro das Minas e Energia Lobão deseja moralizar e modernizar o código de mineração, tirando do DNPM o poder de outorga de lavras, inclusive em nome de particulares, como foi o caso de Olímpia”.

“Eu vou ser rápido para não perder o congresso, já que desloquei de tão longe para participar e ainda vou ficar até o final de semana: O DNPM jamais acabará, muito pelo contrário. Ele vai ser transformado numa agência reguladora, muito mais do que departamento. Temos história: são 75 anos. Nenhum ministro irá pegar para si, e só para si, algo que é do DNPM, que é do Brasil. Isso é notícia plantada, como o senhor colocou em seu blog. Quem viver, verá”.

Assunto(s): , ,

Leia também:

11 comentários

  1. Thiago Virgulino disse:

    Com todo o respeito ao Dr. Enzo, mas, em um ambiente democrático, é até salutar que as eventuais suspeitas sejam levantadas.
    O dever do agente público, como ele, é esclarecer, com base em dados concretos (o que, novamente, com todo respeito, parece, ele não fez), e não se avocar o direito de “dar lição” em quem quer que seja.
    Obviamente, por outro lado, que os cidadãos de Olímpia precisam reconhecer o papel que o Thermas dos Laranjais têm, e reconhecer, também, um pouco do trabalho que o Sr. Benito Benatti realizou ao longo de todos estes anos.
    Hoje que uma cidade como Olímpia já tem um clube como esse é fácil dizer que qualquer um teria feito o mesmo.

  2. Amigo Thiago, concordo e discordo. Você conhece Olímpia melhor do que eu. Não nasci aqui. Mas, se você for trabalhar tendo de explicar cada passo que der, ao invés de colher os frutos no final, ou quando for o momento exato de fiscalizar, vai ficar difícil se movimentar. É como o prefeito ganhar e já querer montar, como tentaram, uma ONG para fiscalizá-lo o tempo todo, ignorando que há um Tribunal de Contas, Ministério Público etc.
    “Eventuais suspeitas” são mesmo descabidas e eu previ, confiei e ainda coloco minha mão no fogo de que jamais houveram, exceto discurso de campanha. Claro, legítima campanha e direito, mas creio que cada coisa em seu lugar. E não era hora de se duvidar até que todo o processo de obtenção da lavra estivesse concluído.
    De resto, vale a pena acreditar, confiar e continuar trabalhando. E, por falar nisso, bom trabalho sempre, amigão.
    Abraços.

  3. Murilo Esteves disse:

    Pronto e tá falado….. Esse Enzo é f*** msm… tem q calar a boca desse povo…

    espero q ele tenha realmente razão… hehehe

    abraços

  4. LUIZ AUGUSTO DA SILVA disse:

    DECLARO QUE JÁ COMENTEI, ANTERIORMENTE,SOBRE ESTE POLÊMICO ASSUNTO.Hoje, permita-me o Sr ENZO JÚNIOR a transcrever…”homem que pude ver até a sua alma falar através de seus olhos”…; que assemelha-se com uma estrofe do POEMA DA MATURIDADE, com o qual represento nossa cidade, no CONCURSO TALENTOS DA MATURIDADE.
    SER POETA É VERSIFICAR / É DEIXAR SUA ALMA FALAR / ATRAVÉS DE UM SIMPLES OLHAR/…Fiquei feliz com a coincidência. ABRAÇOS.

  5. Pedro Souza disse:

    Vou repetir mais uma vez para a turma de oposição ao thermas. administrem primeiramente alguma coisa, ou façam algo para a cidade , e depois sim venham pedir votos. Porque nao erguer o clube de campo? que aliás já é administrado por esse grupo e cada vez mais está em decadencia.

    agora ficar atacando e plantando mentiras?´só podia ser do mesmo grupo politico que fez tudo aquilo nas ultimas eleicoes.

    toda cidade tem sua parte podre e a de olimpia acho que está aparecendo

  6. Thiago Virgulino disse:

    Concordo e discordo, também, amigo Concon! rs
    Você mencionou uma questão interessante, a da ONG.
    Sempre acreditei que a população deve ser a primeira interessada em conferir se as coisas andam bem.
    Não adianta transferir a responsabilidade para o Tribunal de Contas (que aliás, nem faz parte do Poder Judiciário, como muitos acreditam).
    De qualquer forma, há uma autora alemã, chamada Ingeborg Maus, que tem trabalhado a idéia de que os órgãos julgadores funcionam, atualmente, mais ou menos, como “superego da sociedade”.
    Mas vamos ao que interessa.
    Na cidade de Maringá surgiu um movimento social chamado “Observatório Social”.
    Eu já defendia, há algum tempo, que a idéia deveria ser copiada por Londrina, e isso acabou sendo feito, agora.
    O Observatório Social tem dado muito certo em Maringá.
    Houve uma redução muitíssimo considerável dos custos de muitas licitações, por exemplo.
    Com o acompanhamento do planejamento de medicamentos, também, apenas para citar outro exemplo, o Observatório Social ajudou o Município a criar uma rede de informações, e a trabalhar melhor as compras, para acabar com o problema de se jogar fora remédios vencidos dos quais não se precisava, enquanto não havia orçamento para comprar remédios realmente necessários.
    É claro que uma iniciativa dessas deve ser, realmente, cidadã, e que ela não pode ser utilizada para fins de ataque político.
    Até por isso, não é permitido que se filiem ao Observatório Social quem seja ligado a partido político, de situação ou oposição.
    É uma idéia para se pensar.
    De toda sorte, em minha opinião, o administrador público deve, sempre e incasavelmente, prestar contas e tudo o que faz.
    Não basta fazer belos discursos ou belos poemas (apesar de o belo ser, mesmo, bastante belo).

  7. AMERICO MOREDA MENDES disse:

    Acho graça depois de tanta celeuma e tantos comentários, de todos os lados, diga-se, a última intervenção do Sr Enzo Nico , foi a mais surpreendente!
    POR QUE ENTÃO LACRAR OS POÇOS!!! Podia-se perfeitamente adequar os procedimentos técnicos, formais e, a água continuar jorrando, como soe acontecer agora… Engraçado o nosso país. O melhor teatro é feito por grandes atores e ótimos autores. Um abraço KON KON

    • Um abraço, Dr. Américo.

      Seja sempre bem-vindo neste Blog. Todos os comentários são respeitados numa democracia. Por isso é que existem espaços como este que estou mantendo.

      E que as águas quentes não parem de jorrar.

      Apareça sempre.

      Abraços.

  8. Alessandro Montanhani disse:

    Boa tarde a todos os leitores e participantes deste blog.
    Venho esclarecer alguns comentários um tanto agressivos a chapa RENOVAÇÃO que esta concorrendo para as eleições do CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL do CLUBE THERMAS DOS LARANJAIS. A chapa não possui nenhuma ideologia política e muito menos está vinculado a algum grupo político da cidade, como também NÃO POSSUI VINCULO COM O CLUBE DE CAMPO ALVARO BRITO como afirma o participante deste blog PEDRO SOUZA. Muito pelo contrario é um movimento democrático e aberto a todos os sócios do Thermas dos Laranjais e a população desta cidade, que se interesse em saber sobre as propostas da chapa, ou que querem participar ativamente do destino do clube. Em especial convido o participante deste blog PEDRO SOUZA que com muita raiva tem criticado a chapa em comparecer em uma das reuniões, para ai sim expressar suas opiniões de forma justa e não somente atacar as pessoas que participam da chapa de forma irresponsável.

  9. CARLOS FELICIANO disse:

    Bom dia a todos participantes do blog.
    Alessandro ,na realidade a agressividade partiu inicialmente da dita chapa renovação.O thermas sempre foi um exemplo de transparencia, e parece-me que todas as propostas oferecidas por esta chapa, vieram em cima de denuncias ficticias, que prontamente foram respondidas.Agora voces vão inventar O QUE?
    Alias voce Alessandro como comerciante e de familia de comerciantes deveria estar erguendo estatua em praça publica ao Sr Benito Benatti,ou sera que voce se esqueceu do que aconteceu com o comercio nos dias que o clube esteve fechado.
    Abraços a todos que usam a inteligencia para o bem.

    Thermas é Olimpia , Olimpia é o Thermas E O THERMAS É BENITO BENATTI.

  10. Alessandro Montanhani disse:

    Bao tarde a todos participantes do blog.
    Caro Carlos Feliciano, sei muito bem o que aconteceu com a cidade com relação ao episodio do lacramento dos poços termais. È inquestionável a importância do Thermas para a nossa cidade e para região, pois o turismo é a atividade que mais rapidamente gera empregos e renda e ainda uma melhor qualidade de vida para as pessoas onde este segmento é explorado. Contudo não se pode exaltar apenas uma pessoa como responsável pelas mudanças que estão ocorrendo em nossa cidade, pois o clube não é feito apenas de uma pessoa e sim de várias, cada qual contribuindo para o sucesso do clube, que o presidente do thermas o Sr. Benito é uma pessoa brilhante que iniciou este projeto é inquestionável, mas sozinho ninguém move montanhas.
    Todavia não estou aqui defendendo nenhum ato de hostilidade contra qualquer pessoa, da diretoria do thermas, e sim quando alguém desmerece um grupo de pessoas dizendo “que está é a parte podre da cidade”, está atacando cada sócio do clube que vai a uma das reuniões para ouvir as propostas da chapa, que no meu entender não é nada fictício, e não vejo nada demais em ter um grupo de oposição dentro de uma associação, um grupo candidato a eleições do conselho, que demonstra a vontade de um grupo de sócios em participar ativamente do destino do clube, isso se chama democracia, trás transparência e responsabilidade a aqueles que a administram, pois sabem que existe uma fiscalização ativa. Quem um dia seremos assim tão fervorosos em fiscalizar nossos políticos, quem sabe a realidade de nosso país não seria outra.

    ps. Não sou apenas filho de empresários e um empresário também sou advogado com muito orgulho, e é justamente por esse motivo que me preocupo com o destino do clube que é a força motriz da cidade onde vivo.

Faça um comentário