DSC08597.jpg

Engenheiros de Olímpia participam de Seminário de Fiscalização do CREA-SP

Neste final de semana, encerrou-se os encontros do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para determinar as diretrizes das fiscalizações para 2014 e representantes de Olímpia estiveram presentes.

DSC08597

O CREA-SP promove primeiramente um encontro regional entre os inspetores e conselheiros do CREA para discutir as propostas para fiscalização para os anos seguintes. O primeiro encontro foi em Ribeirão Preto, o segundo encontro em Bauru e o último encontro foi neste final de semana em São Paulo (XIV SEFISC). Nestes encontros alinham-se as propostas dos participantes e as transformam em diretrizes para fiscalizações para o ano seguinte.

No CREA existem 8 câmaras especializadas, sendo elas: Agronomia, Agrimensura, Engenharia civil, Engenharia elétrica, Engenharia de segurança do trabalho, Geologia e engenharia de minas, Engenharia química, Engenharia mecânica e metalúrgica. A AEAA (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Olímpia teve representantes (inspetores) em seis destas câmaras, que participaram ativamente destes encontros.

DSC08594

A AEAA possui os cargos de inspetores e faz parte da CAF – Comissão Auxiliar de Fiscalização, que se reúne mensalmente e discute as diretrizes de fiscalização em nossa região. Os inspetores de Olímpia são: Agronomia – inspetor Omar Eduardo de Nadai, Engenharia civil – inspetora Alessandra Velho, Engenharia elétrica – inspetor Paulo Henrique Bossi Cover, Engenharia de segurança do trabalho – Roberto Munhoz Blanco, Engenharia química – inspetora Estefânia Beatriz Cicilini de Nadai, e Engenharia mecânico – inspetor Fernando Tadeu dos Santos.

Como conselheiro, representando a AEAA no CREA-SP, os engenheiros eletricistas Lucas Hamilton Calve e Edvilson Garcia, com vice. Estes representantes da associação participaram ativamente das discussões nos três eventos do setor. Estes cargos não são remunerados, apenas honoríficos.

MAIOR RIGOR NA FISCALIZAÇÃO

Neste final de semana, no Expo Norte, em São Paulo, estiveram presentes cerca de 2 mil participantes (inspetores, conselheiros, fiscais e presidentes de associações) no XIV SEFISC – Seminário de Fiscalização, e a engenheira de alimentos Estefânia Beatriz Cicilini de Nadai, da AEAA, de Olímpia, foi convidada a participar da mesa de trabalhos, juntamente com toda a diretoria do CREA-SP, representando todos inspetores presentes e a ala feminina da engenharia.

DSC08590

Como algumas das diretrizes de fiscalização para 2014, o CREA-SP enfocará, além dos trabalhos rotineiramente realizados, o enfoque em Prefeituras e órgãos públicos (a ser executado pelas câmaras de Agronomia, Agrimensura, Engenharia Civil e Elétrica), os Cartórios de Registros de Imóveis (pela Câmara de Agrimensura), as empresas que prestam serviços de eletricidade (pela Câmara de Engenharia elétrica), obras de edificações de médio e grande porte (pelas Câmaras da Eng. civil e elétrica), fiscalização intensiva no acobertamento profissional, fiscalizando profissionais que emprestam o  nome em obras (todas as câmaras), mineradoras (Câmara de geologia), Indústrias de alimentos (Câmara da engenharia química), trabalhos em altura, empresas prestadoras e tomadoras destes serviços (câmara de eng. de segurança do trabalho) e a fiscalização de caldeiras e compressores de indústrias, comércio e prestadores de serviços (Câmara de mecânica).

O CREA-SP

O CREA-SP não existe para defender seus membros, mas sim defender a sociedade dos maus profissionais. O Conselho fiscaliza obras sem responsável técnico, profissionais que apenas emprestam seus nomes em obras e projetos, sem de fato participarem do estudo e execução; fiscaliza empresas prestadoras de serviços que não estão devidamente registradas no CREA-SP; o desempenho ilegal e irregular da profissional, assim como os procedimentos de ética e conduta de seus membros. Qualquer denúncia em relação aos profissionais da engenharia pode ser feita pelo site do CREA, não havendo necessidade de se identificar. O site para denúncias on line é : www.creasp.org.br. Procurar o campo “fiscalização” e em seguida o campo “denúncia on line”.

Siga o Diário de Olímpia no Twitter, Facebook e Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *