DSC_0082_thumb.jpg

Dois restaurantes de Olímpia são selecionados no Festival Gastronômico Sabor de SP

Em sua terceira edição, o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo escolheu dois pratos de restaurantes de Olímpia, na 13ª etapa de degustação, realizada, em Barretos, anteontem, terça-feira (15): o Bolinho de Vaca Atolada (Lá Nô Armazém Restaurante) e a Linguiça Cuiabana com Farofa de Cebola (Restaurante e Pizzaria Villa da Vó).

Este é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que percorre as 15 macrorregiões do Estado em busca dos melhores pratos típicos que representem a gastronomia paulista. O evento é realizado pela revista Prazeres da Mesa e apoiado pelo Senac São Paulo.

DSC_0029-(1)

Dez pratos foram previamente selecionados para participar de cada etapa para que um júri técnico e o público definissem os quatro melhores pratos que irão concorrer na final, nos dias 7 e 8 de novembro, em São Paulo.

Para a chef de cozinha do Lá Nô, Mariana Rodrigues, e o proprietário do Villa da Vó, Rafael Christofolo, além da expectativa de poder chegar à final em São Paulo, participar desses festivais é muito importante para divulgar os restaurantes, a gastronomia da região e também levar o nome da cidade.

“O Festival é um resgate das receitas com produtos regionais que poderiam se perder diante da industrialização, são pratos que têm história. Além disso, é uma forma de impulsionar o turismo gastronômico. Ano passado, por exemplo, 110 mil pessoas estiveram presentes na final do Festival, em São Paulo”, explica a Coordenadora de Turismo do Estado, Christine Grecco.

Os dez representantes de cada região farão parte do Guia de Turismo Gastronômico do Estado, valorizando os pratos típicos do interior.

Após a degustação, foi feita contagem de votos que definiu os quatro pratos finalistas da etapa entre os seis pratos de Barretos, dois de Cajobi e dois de Olímpia que concorreram.

O primeiro finalista a ser anunciado foi o Bolinho de Vaca Atolada do Lá Nô Armazém Restaurante, de Olímpia. Os outros finalistas são: Carne de Porco na Lata com Vinagrete de Mandioca e Farinha Temperada (Orquidário Rancho da Serra – Barretos); Lasanha Sertaneja (Restaurante Macadâmia – Barretos); e Bolinho do Tropeiro (Sabores de Los Andes – Barretos). Emocionada, Mariana Rodrigues, chef do Lá Nô, declarou “Tenho a sensação de reconhecimento de muito trabalho e amor pela gastronomia”.

DSC_0011-(1)

O diretor de Atendimento ao Turista de Olímpia, Paulo Duarte, compareceu ao evento representando o secretário de Turismo, Beto Puttini, que ficou entusiasmado com o resultado. “É uma grande satisfação saber que a gastronomia olimpiense tem muita qualidade. Os dois restaurantes representaram a cidade muito bem e estarão no Guia de Turismo Gastronômico. Agora vamos para São Paulo disputar a final”, declarou o diretor.

A ETAPA

Em Barretos, a etapa começou com um workshop de culinária com a chef Ana Kanamura. Em seguida, o público pode experimentar os dez pratos participantes. José Luís Alvarenga é de Bebedouro, foi prestigiar o evento e saiu satisfeito. “Precisávamos desse tipo de evento na região. É uma oportunidade para cozinheiros e restaurantes mostrarem seu trabalho e também para a população provar bons pratos”, declara.

DSC_0082

O Secretário de Turismo de Barretos, Adriano Santos esteve presente no Festival e relata que o principal prêmio do evento é poder divulgar a gastronomia regional para todo o Estado. “É fundamental fortalecer a região como um todo, mostrar o que as cidades oferecem e a gastronomia se torna mais um atrativo para o turista”, salienta.

O prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, em seu discurso, citou Olímpia como exemplo de Estância Turística da região e parabenizou os restaurantes participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *