Direção para a Vida: Piloto faz palestras na Etec e E.E. Joaquim Miguel sobre trânsito

Publicado em 16 de março de 2012 às 16h59
Atualizado em 16 de março de 2012 às 17h01

O campeão da Copa Clássicos de Competição (categoria D), piloto olimpiense Ivo Zangirolami Júnior, fez seis palestras em dois dias sobre cidadania e cuidados no trânsito para alunos da ETEC e da Escola Estadual Joaquim Miguel dos Santos.

ivo3

Ele e o irmão, ex-piloto Luciano Zangirolami,  desenvolveram o projeto “Direção para a Vida”, levando essas mensagens para escolas, empresas, ProJovem, e para onde forem convidados.

Somente na ETEC, ontem, quinta-feira (15), foram cinco palestras para 430 alunos, das 8h às 22h. “Foi super emocionante, porque realmente os acidentes estão sendo tratados pela OMS Organização Mundial da Saúde como uma se fosse uma epidemia, um problema social grave, e é, claro”, disse Ivo ao Diário, hoje.

IVO2

Ivo relata: “O que mais me chamou a atenção foi quando eu estava passando os vídeos, e a Tatiana, instrutora da Auto Escola Vergamini, chegou ao meu lado e disse baixinho: Eu perdi nove pessoas da minha família em único acidente, no mesmo dia. Fiquei chocado, parei a palestra e disse para ela dar o triste testemunho dela, e, na sequência, perguntei para os alunos como será o Natal ou o Ano Novo na família dessa instrutora? Com certeza acabou para sempre”.

O piloto afirma que é difícil para a pessoa imaginar que, na família dela, ou com ela própria, um problema dessa natureza, um acidente automobilístico, possa ocorrer. Mas, segundo ele, “foi muito emocionante a reação dos alunos, todos eles, de todas as turmas, interagiram muito com as palestras. Consegui passar algumas noções básicas de direção defensiva também, o que foi muito produtivo”.

NA ESCOLA JOAQUIM MIGUEL

Ivo ainda foi hoje, sexta-feira (16), na Escola Estadual Joaquim Miguel dos Santos para mais uma rodada de palestras, e voltou a se surpreender: “Eu esperava um grupo de no máximo 30 crianças, e quando me deparei eram mais de 350”.

ivo4

“Nesse tipo de ´palestra é uma conversa breve, sem vídeos chocantes, e sempre foco na necessidade maior do uso de capacete quando eles estão nas garupas das motos (transporte comum hoje nas cidades brasileiras) e, principalmente, o seu uso correto”.

IVO1

O piloto ainda deu noções de como atravessar uma rua, “principalmente se estão correndo atrás de alguém ou atrás de uma bola”. E, o principal: “Sempre cobrar do papai o uso do cinto de segurança e, é claro, cidadania. Foi muito gratificante”, conclui.

Mais-Espeto-Tira

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário