Chefe de instrução do TG diz que novos atiradores aprenderão ‘valores esquecidos’ pela atual sociedade

Publicado em 30 de março de 2015 às 13h17
Atualizado em 30 de março de 2015 às 13h20

Foi realizada sábado passado (28) a formatura de incorporação dos novos atiradores do Tiro de Guerra 02-025, de Olímpia, sob o comando do novo chefe de instrução, subtenente Edvaldo Oliveira Coragem. O prefeito Geninho Zuliani (DEM), como diretor do TG, esteve presente e abriu os portões para os novos atiradores, dentro do protocolo do Exército Brasileiro.

DSC_2534

Estiveram na solenidade, também, os secretários de Governo e Comunicações Pitta Polisello, e de Turismo Beto Puttini; o presidente da Câmara Luis Antonio Moreira Salata; a vereadora Cristina Reale e seu marido Badi; o empresário e colaborador do Exército José Elias Morais (Zé das Pedras); jornalista Leonardo Concon, também colaborador emérito do Exército; além de pais, madrinhas e padrinhos e demais convidados.

DSC_2547

Os novos atiradores, ainda sem a farda e o distintivo do TG, marcharam em direção ao palanque oficial acompanhados dos atiradores, uniformizados, que foram destaques das turmas de 2013 e 2014. Conduzindo o símbolo do TG, o atirador destaque da turma do ano passado, atirador Dias.

DSC_2444

A tropa foi apresentada ao novo chefe de instrução pelo cabo Viana, da turma de 2014. Em seguida, o atirador Garcia fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, no palanque.

DSC_2528

Na sequência, o atirador mais jovem do corrente exercício, Gabriel Ribeiro, acompanhado pelo prefeito Geninho, diretor do TG, fizeram a abertura dos portões das armas, caracterizando naquele ato solene, a incorporação dos jovens às fileiras do Exército.

DSC_2476

Finalmente, os jovens adentraram à sede do TG, e retornaram já uniformizados para a continuidade da formatura. Entoaram a Canção do Exército e, na continuidade, foram matriculados no Curso de Formação de Cabos (CFC 2015) os seguintes atiradores: Batista, Mello, Basso, Aquino, Martins, Amaral, Neves, Santos, Crimber, Igor, Garcia, Madrona, Renan, Timóteo e Veris. O subtenente Coragem, prefeito Geninho, presidente Salata e colaborador Zé das Pedras, colocaram os distintivos nos alunos do CFC.

DSC_2439

Por sua vez, madrinhas e padrinhos colocaram os distintivos do TG em seus respectivos afilhados.

DSC_2446

AS PALAVRAS DO CHEFE DE INSTRUÇÃO

DSC_2542Em suas palavras iniciais, o chefe de instrução subtenente Coragem, agradeceu “primeiramente ao nosso general supremo, Deus, que está sempre abençoando e guiando as nossas vidas, a minha família, em especial minha esposa, guerreira e companheira, sempre me apoiando em todas as missões às quais me foram atribuídas por este Brasil afora”. Agradeceu, também, à sociedade olimpiense “que me acolheu de braços abertos desde a minha visita no final do ano passado” e também ao prefeito Geninho e à sua administração, “que tem um carinho especial pelo nosso Tiro de Guerra, pois a Prefeitura vem procurando manter em excelentes condições o prédio do TG”.

Coragem destacou, ainda, a colaboração de Clarismundo Sant’anna e do empresário Zé das Pedras, “colaboradores eméritos sempre presentes e prontos a ajudar, o meu muito obrigado a vocês”.

Ele não esqueceu, também, os pais dos atiradores, “presentes à esta cerimônia e que, com certeza, marcará a vida de seus filhos para sempre”.

E, finalmente, aos próprios atiradores de 2015, “que com poucos dias de instrução, conseguiram assimilar um excelente nível de instrução”.

Ao dirigir-se ao prefeito Geninho, diretor do TG, o chefe de instruções destacou: “À sua frente, perfilados, encontram-se 50 jovens de todas as classes sociais de Olímpia, cheios de energia, medos e aspirações, ávidos por conhecimento e desejo de aventura, que, após um rigoroso processo de seleção, foram incorporados às fileiras do nosso Exército”, e garantiu: “Tenha a certeza, na escola de civismo e cidadania que é o Tiro de Guerra, lhes serão ensinados, dentre outros, valores como disciplina, hierarquia e sentimento patriótico, valores que nossa sociedade tanto sente falta nos dias atuais”.

O subtenente Coragem, ao dirigir-se aos pais e mães dos atiradores, agradeceu a confiança depositada no TG “ao doarem seus filhos para servirem a Pátria; agora eles envergam o uniforme camuflado, este uniforme não é apenas uma farda, mas sim uma segunda pele, e representa uma instituição que, graças aos senhores, possui a mais alta credibilidade em nossa sociedade”, e arrematou: “Senhores pais, aqui lhes garanto, seus amados filhos receberão ensinamentos que lhes valerão por toda a vida, como valores morais, de patriotismo e de camaradagem, farão coisas que nem eles achariam que seriam capazes, sempre com respeito e hombridade, e aproveito este momento para lhes pedir apoio para que eu possa bem cumprir essa missão”.

E, finalmente, aos atiradores: “Me dirijo a vocês, alunos do Curso de Formação de Cabos, futuros monitores do TG, não foi fácil para mim selecioná-los devido ao excelente nível desta turma, sintam-se vitoriosos nessa primeira fase; no entanto, com a elevação do cargo, aumentam também as responsabilidades, vocês serão preparados para serem meus fieis auxiliares e, muitas vezes, me representarão em diversas atividades do TG. E, aos demais atiradores, aproveitem cada minuto em que vocês estiverem no TG, pois todos eles serão inesquecíveis em suas vidas. Brasil, acima de tudo”.

PREFEITO GENINHO ZULIANI

Em seu discurso, o prefeito Geninho Zuliani disse do convênio mantido entre município e instituição do Exército, garantiu que continuará cumprindo com as obrigações que lhe cabem, inclusive mantendo o prédio do TG 02-025, considerado como um dos melhores do Exército.

DSC_2536

Reforçou as palavras do chefe de instrução: “Esse será um período de muito aprendizado, de civismo, de valorização de sentimentos que, muitas vezes, a sociedade atual não tem cumprido como merecem. Aproveitem esse aprendizado, sejam mais cidadãos e, por fim, sairão homens melhores”.

Mais uma vez, o cabo Viana apresentou a tropa, desta vez por término da solenidade.

Os atiradores, pais, convidados e autoridades, foram assistir a aula inaugural à nova turma, ministrada pelo prefeito Geninho Zuliani, que voltou a destacar a participação da Prefeitura no convênio com o Exército.

DSC_2544

GALERIA DE FOTOS

Clique na imagem abaixo e confira as fotos desta reportagem:

galeria

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário