Casinha comemora Dia Internacional da Síndrome de Down e reforça parceria

Publicado em 21 de março de 2012 às 11h59
Atualizado em 21 de março de 2012 às 12h05

Hoje, 21 de março, se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. Por isso, ocorreu nesta manhã uma cerimônia conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados, em Brasília, lembrando a data e assinando um novo protocolo de atendimento na rede pública de Saúde. Em Olímpia, na Casinha do Papai Noel, cerca de 20 assistidos pela APAE local participam de vários cursos e até se profissionalizam.

DSC_6290

O patrono da Associação Amigos do Papai Noel de Olímpia, empresário e vereador José Elias Morais (Zé das Pedras), em conjunto com a monitora Marlene Mendonça, que vem diariamente de sua cidade, Paulo de Faria, 232 quilômetros de Olímpia, como voluntária, acompanhando os alunos da Casinha desde o ônibus até às atividades desenvolvidas.

“Eles são muito talentosos, esforçados e faço questão de vir todos os dias porque o trabalho oferecido pela Casinha do Papai Noel não tem igual, o qual agradeço na pessoa do patrono Zé das Pedras”, disse Marlene.

DSC_6291

Para o patrono, “essa parceria com a APAE de Olímpia existe há três anos e até então não era conhecido, mas hoje, por ser o Dia Internacional da Síndrome de Down é importante as pessoas saberem que, tanto a APAE, que atende 160 pessoas especiais, com todo profissionalismo e carinho possíveis, quanto a nossa Casinha do Papai Noel, tem programas voltados para a inserção e até para a capacitação profissional”.

A Casinha, através da monitora Rúbia Morais, ministra aulas para cerca de 20 alunas da APAE em várias frentes, tais como artesanato, manicure, pintura em tecido e cabeleireira.

A SÍNDROME E A DATA

A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também é conhecida como trissomia 21. A data de 21 de março foi estabelecida porque o 21/3 (ou 3-21 em inglês) faz alusão à trissomia do cromossomo 21.

A síndrome foi primeiramente descrita por John Langdon Down em 1866. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características peculiares físicas e cognitivas.

Assunto(s): ,

Leia também:

2 comentários

  1. Tati disse:

    Parabéns aos professores e monitores da Casinha do Papai Noel e, especialmente, ao patrono Zé das Pedras pelo trabalho e pelo carinho com que recebem as crianças.

  2. Sgt Aoki disse:

    Parabéns ao nobre Vereador Zé das Pedras, por mais este gesto de nobreza. Ao Amigo Concon,show de bola este meio de comunicação.

Faça um comentário