A Oposição a nosso Favor

Publicado em 23 de outubro de 2014 às 10h45
Atualizado em 23 de outubro de 2014 às 10h47

Por Ivanaldo Mendonça — O dicionário entende oposição como resistência que se opõe a uma ação, empecilho, obstáculo, dificuldade. Na linguagem política oposição é o contrário de situação; religiões classificam como oposição o contrário ao que pregam. Em geral, individual ou coletivamente, temos enorme dificuldade em lidar com a oposição, com aquilo e aqueles que, de alguma forma, nos contrariam.

forcas-contrarias

Boa parte das pessoas, avessa à oposição, empreende mais energia, tempo, esforços e dinheiro em eliminá-la, do que em atingir os objetivos a que se propõem. Tantas vezes, o que deveria ser feito com excelência ou fica pela metade ou sequer é feito. A desculpa, em forma de resposta elaborada é sempre “se não fosse a oposição….”. Ignora-se que a responsabilidade pelo dever não cumprido é de quem perdeu o foco, desviando-se da missão e propósito assumidos, tornando-se relapso, por omissão ou excesso.

Na contramão do senso comum, a sabedoria, a prudência, o bom senso e a fé ensinam que a oposição está a nosso favor. Comparada a um semáforo, a oposição indica como devemos proceder. Indica sinal amarelo quando, suas ações nos colocam em posição de alerta e atenção; indica sinal vermelho quando suas ações apontam que não é o momento, é necessário esperar a hora certa para prosseguir; indica sinal verde, quando suas ações nos orientam a seguir com tranquilidade, pois o caminho é seguro.

Quem briga com o semáforo sempre perde, independentemente das circunstâncias. Por mais que preferíssemos que ele não existisse, sua função é primordial, pois indica como devemos proceder. Nos inquieta a preocupação por saber como a oposição agirá, pois há quem disponha de todas as armas para destruir. Ainda assim ela está a nosso favor, pois agindo com lealdade, fidelidade, seriedade, transparência e competência, mesmo ás custas de constantes incômodos e sacrifícios, nada temos a temer.

Atenção quando não existe rejeição! Atenção com ausência de oposição! Atenção quando nada, nem ninguém se opõe ao que pensamos, falamos ou fazemos. Atenção quando todos dizem amém. O aparente contentamento e aprovação pode não ser reflexo de nossa bondade, mas sim, do medo que a oposição tem em revelar-se. Mais cedo ou mais tarde, poderemos ter surpresas, sinônimo de duros golpes, grandes dores e perdas.

Não reze para que Deus elimine a oposição. Reze para que Deus lhe ajude a ser sensível às atitudes dos opositores, afim de que percebas em que eles, apesar da forma hostil, estão querendo lhe ajudar. A oposição está a nosso favor.

Ivanaldo Mendonça é Padre, Pós-graduado em Psicologia, [email protected]

Assunto(s):

Leia também:

1 comentário

  1. nestor bragança disse:

    num intindi nada

Faça um comentário