Luciano Zangirolami pode aceitar o desafio de voltar às pistas através da Nascar nos EUA

Publicado em 12 de janeiro de 2011 às 17h36
Atualizado em 12 de janeiro de 2011 às 18h21

lu-jr-interlagos O empresário olimpense Luciano Zangirolami, que escreveu seu nome na história do automobilismo entre os anos 90 e 2000 no Brasil, Europa, México e Estados Unidos, entra em 2011 com um dilema: aceitar o desafio de voltar às pistas correndo numa das categorias da National Association for Stock Car Auto Racing — a Nascar.

A associação automobilística, sediada em Daytona Beach (onde está o principal circuito norte-americano) controla os campeonatos de stock car nos Estados Unidos em diferentes categorias.

Irmão do também piloto Ivo Zangirolami Junior (que atualmente disputa a copa Clássicos de Competição em São Paulo), Luciano foi convidado a voltar às pistas por um representante da Toyota, que participa da Nascar.

“Nós participamos de todas as séries da Nascar e estamos ajudando alguns abrasileiros a se estabelecerem aqui”, afirmou Laerte Zatta, manager da Toyota, em e-mail enviado a Luciano.

O convite é para Luciano ocupar a vaga de Ryan Truex, o campeão de 2010 que não vai correr mais este ano. A categoria é a Nascar K&N East Series. Laerte Zatta acrescenta que, pelas mãos dele, outro brasileiro, Miguel Paluto, foi para a Nascar começando por essa categoria e agora já está na Truck Series, uma das três principais organizadas pela associação. As outras são a Sprint Cup Series e a Nationwide Series.

“Vejo que correr nessa categoria seria mesmo a porta de entrada para as categorias seguintes da Nascar”, afirma Luciano. “Sei que as coisas não são tão fáceis assim. Tive a oportunidade de correr nos Estados Unidos na F-2000 e me mantinha sempre informado sobre a Nascar”, acrescenta.

“Na realidade, levantar patrocínio para correr fora do país é um pouco complicado, mas não é impossível e eu já tenho alguns contatos. Mas estava com foco diferente, as empresas nacionais querem investir por aqui”, comentou o Luciano, que corre atrás de um patrocínio de 600 mil dólares.

ISTO É LUCIANO

Imagem4 1990 – campeão brasileiro de kart
1990 – o melhor piloto de kart do Brasil eleito pelo jornal “A Gazeta Esportiva”
1991 – campeão brasileiro de kart
1992 – sexto na classificação geral da Fórmula Renault britânica
1993 – vice-campeão brasileiro de Fórmula Fiat
1994 – vencedor da corrida de Las Vegas da Fórmula Reynard
1995 – campeão mexicano de Fórmula Reynard (4 vitórias na temporada)
1996 – segundo lugar na Fórmula Opel alemã, em Hockenheim
1997 – vencedor do GP de Savana pela Fórmula Ford 2000
1998 – vice-campeão brasileiro de Fórmula Fiat (4 vitórias na temporada)
1999 – vencedor da etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro de Stock Car
2000 – terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Stock Car (2 vitórias na temporada)
2002 – vice-campeão brasileiro de Stock Car (4 vitórias na temporada)
2006 – dois segundos lugares no Troféu Maserati

A NASCAR

A partir da década de 1920, Daytona Beach foi o templo das grandes corridas de stock cars nos Estados Unidos. Eram usados carros originais sem modificação para as corridas. A primeira prova disputada pela NASCAR aconteceu no circuito de terra do Charlotte Speedway, na Carolina do Norte.

STOCK-CAR-LIGHT-LONDRINA

A maioria absoluta das provas em todas as divisões são realizadas em circuitos ovais dos mais diversos formatos e tamanhos, em Martinsville, Bristol, Talladega, Daytona, Dover, New Hampshire e outros.

Os direitos de transmissão da NASCAR em 2005 foram repartidos entre a Fox/Fx e a NBC/TNT. O contrato feito com as tvs foram assinados por 8 anos para o grupo FOX/FX e por 6 anos para o grupo NBC/TNT, ao custo de $ 2,4 bilhões de dólares. Essas transmissões são revendidas para várias partes do mundo.

No Brasil, as transmissões da NASCAR começaram em 1989, segundo a Wikipedia, com a exibição de compactos pela TV Cultura, e em rede nacional em 1994, com os compactos exibidos pelo programa A Grande Jornada, da antiga Rede Manchete, A partir de 2003, o SporTV passou a exibir a categoria, primeiramente com os compactos das provas, e a partir de 2004 com a exibição de várias provas ao vivo.

Ultimamente, no Brasil as competições vinham sendo transmitidas pelo canal Band Sports.

NASCAR NO CINEMA

Imagem7 A NASCAR já foi representada no cinema como pano de fundo para uma história no filme Dias de Trovão (veja vídeo da matéria, abaixo) lançado em 1992, em filmes-documentários como Nascar 3D – The Imax Experience lançado em 2004, e em comédias, como Talledega Nights. O filme Dias de Trovão tem como elenco Tom Cruise, Nicole Kidman e Robert Duvalle.

No filme “Herbie, meu fusca turbinado”, com Linsay Lohan, aparecem inclusive pilotos da Nascar, como Jeff Gordon. No filme de animação “Carros”, da Disney, o personagem principal – o carro Relâmpago McQueen – , foi inspirado nos carros da Nascar. O personagem Doc Hudson, do mesmo filme, foi inspirado nos Hudson Hornet, astros da competição nos anos 50.

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s):

Leia também:

17 comentários

  1. Kéli Cristina disse:

    Olá Luciano, estaremos torcendo por vc…….

  2. ivo zangirolami junior disse:

    Lucaaaaaaa!!!
    Fique tranquilo meu irmão…esse convite é prova para nós( eu o nosso pai e seus fãs) da sua velocidade e competência!!!
    Ficar fora esse tempo todo e ser convidado por uma categoria que chega a ter as vezes 400.000 mil pessoas em uma mesma prova…é porque temos que fazer muito por Olimpia ainda…podes crer!!
    Já comemoramos , sofremos e choramos juntos em toda a sua carreira , esse convite coloca você realmente no topo , vamos torcer para dar certo , não vai ser facil , você sabe , muita gente não vai entender , muitos vão ficar incomodados…mas meu irmão…tenha fé em Deus…tudo para nós nesse esporte sempre foi difícil , então esse desafio tem que ser tratado como mais um…talvez o mais dificil…mas vamos entrar com amor e com o que mais você sabe fazer…acelerar…go for luca!!!
    E que Deus nos abençoe…e vou torcer para dar tudo certo…pois ai realizamos aquele sonho nosso de colocar Olimpia no topo do automobilismo mundial…falta pouco…mas já somos vencedores…e o troféo é esse e-mail da TOYOTA…hehehe…aceleraaaaa Lucaaaaaa!!!

  3. Wayne disse:

    Estou torcendo muito pra que de certo, tenho certeza que só falta uma boa oportunidade pro Luciano se dar bem….ele nasceu pra isso, tive oportunidade de assistir várias corridas, e posso dizer…..o cara é fera !!!!

  4. Silas Rosa disse:

    Correr na NASCAR é barra. Que o diga o Nelsinho Piquet, defenestrado da Fórmula 1 por aquele caso polêmico envolvendo Flavio Briatore e o canastrão Fernando Alonso. Mas, convenhamos: correr na NASCAR a convite é para poucos, para quem é do ramo. E a Toyota sabe quem é quem. Por tal, convidou o Luciano, outro “menino” que, certamente, nos fará sorrir de orgulho/alegria.

  5. Marco Aurélio Storto ( XUXA) disse:

    Luciano,

    Estou torcendo muito por voce afinal acompanhei muito a sua carreira brilhante, acho que todos nós olimpienses só temos a ganhar com voce voltando as pistas e eu sei que é o que voce mais gosta de fazer e por sinal arrebenta e o Ivão junto, vamos ter a familia zangirolami representando Olimpia no brasil e no exterior já pensou que fera.
    Torço muito meu amigo por voce e pelo Ivão.
    Agora vai ser aceleraaaaaaaaaaaaaaa LU… e aceleraaaa Ivão.
    Ahahah…
    Abraços meus amigos e que deus ilumine ainda mais esse sonho de voces que estar perto de se realizar e conte comigo.

    Xuxa

  6. Luciano Zangirolami disse:

    Obrigado a todos meus amigos que deixaram os depoimentos,Keli,Wayne,Silas,Xuxa e meu irmão,Ivo.Venho recebendo propostas ao longo desses anos,mas sem dúvida esta é a de maior peso,por isso fiquei balançado.Fico muito feliz em saber que tenho este apoio dos amigos,isso é o que move a gente, agradeço do fundo do coração por todo este apoio.Vcs são pessoas especiais…
    Queria agradecer tambem ao Concon pela abertura que me concedeu,neste canal de divulgação muito bem elaborado e de qualidade ,que é o seu Blog.
    Abraço a todos e vamos com certeza, se tudo der certo, levar o nome de Olímpia para o mundo novamente.

  7. Gentil disse:

    Meus parabéns Luciano, inclusive para seu irmão Ivão, realmente vocês merecem, estarei torcendo por vocês, não desistam jamais de suas metas, persistência é o segredo, e lógico “pé no fundo”, pode ter certeza que todos os olímpienses tb estarão torcendo, um abraço e boa sorte! gentil pimenta

  8. Eli Carlos disse:

    Estou torcendo por vc, e não é de hoje.
    Lembro me de alguns anos atrás quando eu e uns amigos amantes da velocidade estavamos criando um site sobre automobilismo, e fomos fazer uma reportagem em Interlagos quando vi pela primeira vez o Luciano correndo pela Stock, foi sensacional, ainda mais quando soube que ele era da mesma cidade onde nasceu meu Pai, faz 6 anos que moro em Olimpia e a cada dia me sinto orgulhoso por saber que aqui há pessoas de muita garra e fibra e querem levar o nome da cidade a ser conhecido por todo este mundo. Que Deus abra todas as portas possiveis para que vc possa mostrar todo seu talento. Abraços!!!

  9. PRIMO ESTOU EMOCIONADO E RADIANTE COM ESSA MARAVILHOSA NOTICIA, PARABÉNS DESDE JÁ MUITA BOA SORTE , ESTAREMOS PILOTANDO COM VOCÊ DAQUI DE OLÍMPIA… SE DER IREI COM MINHA BIKE NO AUTÓDROMO TE VER HI HI HI.

    • Luciano Zangirolami disse:

      Fala primão,obrigado pela torcida,como ja te disse,foi vc quem abriu o cominho do esporte pra nossa família,com suas pedaladas.

      Valeu ,muito obrigado.

  10. gustavo peres disse:

    Parabéns Luciano vc e teu irmão Ivo merecem tdo de bom ,sei q vc é competente em q faz por isso tenho certeza q vai dar tdo certo.Abração e nos mantenha informado.

    • Luciano Zangirolami disse:

      Fala Gú,
      Quanto tempo heim?Obrigado pela força, bom saber que vc esta bem…Faz muito tempo que nos conhecemos e algum que a gente não se encontra, mas nunca esqueço meus amigos de antigamente,boas lembranças.

      Valeu

    • Luciano Zangirolami disse:

      Fala Gú,

      Quanto tempo heim?Bom saber que vc esta bem.Amizade de longa data,nunca esqueço dos meus amigos de antigamente,boas lembranças.
      Valeu,obrigado pelo apoio.

  11. nicholas zamgirolami disse:

    ae tio
    eu nao lembro mutio dos anos que vc corria,eu erra pequeno,mais eu so lembro que eu assistia todas as corridas. eu to torcendo aqui pra voce, entao nao desiste que vc conseque esmagar todos eles. to com muita saudades de vcs, e se vier pra algum lugar perto de phoenix eu vo la torce pra vc!
    eu abracao pra todo mundo ai!
    -nicholas

  12. Gustavo Barrera E disse:

    De Mèxico F Reynard del equipo PROMETEO
    Solo para saludarte y decearte lo mejor, espero estar en contacto
    Atte
    Gustavo Barrera E

Faça um comentário