Severínia obtém o pior IDEB da região e não cumpre meta do MEC

Publicado em 09 de setembro de 2014 às 12h28
Atualizado em 09 de setembro de 2014 às 12h29

Diarioweb — A cada dez cidades da região, sete estão com a qualidade de ensino abaixo do esperado para o segundo ciclo do fundamental (6º ao 9º ano). Nessa etapa, de 99 municípios do Noroeste paulista, 71 não atingiram a meta proposta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Município de 2.145 habitantes, Dolcinópolis, por exemplo, obteve nota 5, enquanto a esperada era de 6,5. Outra distante da meta é Catiguá. A projeção era de que o índice fosse 6, mas a nota foi 4,6. Em Gastão Vidigal, o Inep previa 5,9, bem acima dos 4,7 conseguidos. Desempenho ainda pior apresentaram Fronteira (3,5), Severínia (3,8) e Riolândia (4).

ideb

Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), e foram divulgados sexta-feira. Para calcular o Ideb, o Inep utiliza a taxa de aprovação escolar e o desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia o aprendizado em português e matemática. Portanto, os resultados revelam muito mais do que o não cumprimento de metas. A notas mostram uma lacuna no aprendizado dessas duas disciplinas nos anos finais da educação básica, problema que está relacionado a transição do primeiro ciclo para o segundo, a divisão entre ensino municipal e estadual, e falta de investimentos na educação, segundo especialistas.

“Os anos finais do fundamental chamamos de etapa esquecida. É um modelo que não muda há muito tempo. Uma situação que vínhamos diagnosticando desde a última edição do Ideb (em 2011). Isso porque o governo acreditou que, focando nos anos iniciais, os alunos iriam bem no restante do ensino. Mas isso não ocorreu. Cada etapa tem sua peculiaridade”, diz Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo da ONG Todos Pela Educação. Por isso, segundo o especialista, as notas são boas nos anos iniciais. Das 99 cidades da região, 56 atingiram a meta, 39 não atingiram e 4 não tiveram suas notas divulgadas a pedido dos municípios, conforme a lei portaria do Inep nº 304, de 24 de junho de 2013. Exemplo disso é Fronteira. A cidade tem a pior nota da região nos anos finais, porém teve índice 5,8 nos anos iniciais, bem acima da meta, que era de 4,6.

De acordo com o secretário de Educação, Renato Malvezzi, os anos iniciais são de competência do município, já os finais, do Estado. “Nossas notas boas são reflexo de investimento em educação. Já as ruins, você tem de questionar o Estado”, disse. A reportagem também procurou o Departamento de Educação de Dolcinópolis, cidade que foi a que ficou mais longe de conseguir a meta nos anos finais e que, diferente de Fronteira, também não conseguiu a meta nos anos iniciais. A secretária de educação, Arlete Rossi, disse que ainda não tinha acessado os dados, por isso não quis dar entrevista.

Centralização prejudica

Para o educador Gentil Faria, a centralização do ensino estadual prejudica a qualidade da educação. “Não dá para um secretário que fica lá na Praça da República dirigir 6 mil escolas. Nos anos iniciais, o ensino é melhor porque quem coordena está no município, diferente dos anos finais, que é administrado pelo Estado”, explica.

Já a educadora Debora Cristina Piotto, da USP Ribeirão Preto, acredita que as baixas notas também podem ser atribuídas aos baixos salários, precárias condições de trabalho e desrespeito por parte de governantes “que gestões após gestões renovam a prática de elaborar “pacotes pedagógicos” ordenando aos docentes que os cumpram sem ouvir os professores e sem investir seriamente na formação continuada desse profissional”.

Índice é bom, diz Estado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirmou apenas que o Ideb aponta que a rede estadual avançou nas duas fases do ensino fundamental e, no ensino médio, manteve-se como a segunda melhor rede do País. “Nos três níveis de ensino, São Paulo está acima da média nacional entre todas as redes estaduais”, afirmou em nota.

Assunto(s): ,

Leia também:

31 comentários

  1. paulo disse:

    Severínia esta pior e péssimo em tudo, até na administraçãomunicipal.Dizer que na ultima sessão da câmara municipal não aprovaram o loteamento dos Bulle é uma vergonha para quem queria comprar um lote á preço acessivel para construir a minha casa. è o fim da picada.Também não injetaram $$$$$$ nos politicos e deu no que deu. Severínia a caminho da roça. Tem gente que não quer ver a cidade se desenvolver, quanto pior melhor.A´te a educação estão vendo ai , esta de pior ao fim da picada. Os politicos não querem ver o povo edudacado e nem com cultura pelo contrário, quanto mais burro melhor.

  2. paula disse:

    NOSSA E UMA VERGONHA O QUE ESTA CIDADE ESTA PASSANDO E NINGUEM FAZ NADA, NEM AULA ESSE ANO TEVE QUASE E POMBA Q INVADE ESCOLA E NADA SE FAZ ,ALUNOS NO EM CASA NAO SEI O QUE VAI SER DESSAS CRIANÇAS COM ESSA ADMINISTRAÇAO A COISA TA FEIA AI E TRISTE VER CRIANÇAS PREJUDICADA E NINGUEM FAZ NADA E TANTA PALHAÇADA NESSA CIDADE Q SO POR DEUS PRA AJUDAR OS PAIS TINHA Q SE JUNTA E FAZER ALGUMA COISA NEH TBM VERGONHOSO !!!!!!!!

  3. fernando disse:

    Infelizmente isso já se tornou prática ¨cultural¨, em nossa terra ¨Brazilis¨ deixar a sociedade alheia aos fatos relevantes do município,acertos tramados nos mais obscuros e tenebrosos locais e horários, enquanto isso……..se não faltar pão e circo, tá tudo certo! viva o povo brasileiro e que ¨povo¨!

  4. marta disse:

    Èhhh a coisa ta feia por aki. Se as pessoas não acordar para vida isso não acabará..E é claro que daria em tudo isso ,pois em tudo quanto é canto da cidade que vc vai só se vê parente de parlamentares nos cargos, inclusive dando aulas ,pessoas totalmente despreparadas,dando aulas por indicação de seus parentes parlamentares.O nepotismo aki corre solto e nada é feito . Lamento muito tudo isso

  5. eduardo costa da silva disse:

    caro amigo isso não é culpa dos professores mas sim da secretaria de educação que por se tratar de uma cidade de pequeno porte tem como politica a famosa cadeira de emprego
    entre tanto a secretaria da educação empregou todos seus parente na educação e uma vergonha escolas estão sujas e mal cuidada ………são cordeadores que não tem interesse de nada
    meu filho machucou na escola e não tinha um espetor de aluno e nem a direção da escola tava la como que as coisa vai funcionar …………………..fica aqui meu apelo visite severinia antes que ela se acabe ………………….

  6. Fernando disse:

    O QUE SE PODE RECLAMAR QUANDO SE VOTA A TROCO DE GASOLINA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO???

    POVO QUE NÃO SABE VOTAR TEM MESMO QUE SOFRER!

  7. sonia disse:

    Me desculpem gente mas a Secretaria da Educação recebe ordens ela não emprega ninguem, e não conheço nenhum parente dela que ela contratou……

  8. Joceli da Silva disse:

    Eh tem muita gente que não sabe de nada mesmo…a parente da secretaria é efetiva há mais de 23 anos…eu conheço ela…. presta atenção… o buraco é mais em cima…

    • paulo disse:

      eu acho que o buraco é mais embaixo viu meu bem…ninguem esta falando a respeito da concursada.e sim dos demais parentes.a concursada eu sei que nao é da gestao atual.tambem conheco ela e muito bem sei que ela é velha no cargo que esta estou me referindo as outras.preste atencao queridinha…abra o olho e enxerga.se quiser que eu sito os nomes pra vc saber quem sao.

  9. rosa disse:

    discordo de voce joceli silva,todos sabemos que tem uma das parentes dela que realmente é concursada a anos e que nao é da getao atual.estamos nos referindo das parentes atuais se voce quiser situo os nomes pra voce saber quem sao.talves voce como os outros municipes que votam em qualquer a troco de materias de construcao,gasolina,dentadura,cesta basica,50.00,etc…colocam qualquer um depois nao sabem nem quem eles colocam lá acho que voce esta desenformada.procura visitar mais os setores pulblicos.pra ver quem esta trabalhando e nao é so na educacao nao na saude isso tambem se repete.ou talves voce nao precise dos setores publicos deve usar os privados.pra nao ver como esta as coisa e quem trabalha.entao acho melhor vc ver direitinho antes de puxar o saco da secretaria da educacao nao sei das vezes voce esta ganhado alguma coisa com isso vai saber né.entao viste antes de falar.fale somente na certeza ve primeiro depois vc fala.severinia esta uma vergonha o neneco criou a lei do nepotismo na cidade só que pena que no mandato dele isso nao vale.a familia inteira esta na prefeitura…acorda populacao ve se enxerga as coisas de errado que estamos enfrentando na cidade pra nao cair de novo.por causa de uns que troca seu voto por qualquer coisa ai depois quem paga somos nos. que ainda temos que aturar por 4 anos. educacao com pior nota onde ja se viu isso que vergonha.gasta um dinheirao com apostila pra isso muito vergonhoso.

  10. dinho gil disse:

    (EDITADO: SÓ PRA LEMBRAR QUE NESSE IP TEM MAIS GENTE CADASTRADA, E NÃO VALE ANÔNIMO, TÁ?) JOCELI…

  11. Rafael F disse:

    Concordo com o Fernando. O povo está sendo ignorante. Esses políticos estão lá por qual motivo? AlÔ povo de severínia… vocês estão colhendo o que plantaram. Não adianta chorar o leite derramado, foi vocês que escolheram os governantes da cidade. O jeito agora é esperar mais dois anos, e tentar mudar esta situação.

  12. Jesiel Lima disse:

    Já passou da hora desse Leonardo levar mais um processo, por que não fala de outra cidade?Isso já é perseguição política.Vamos processar esse cara porque já demorou.

    • Leonardo Concon disse:

      To morrendo de medo.. vai trabalhar que vc ganha mais, v…

    • carla disse:

      não sei o porque do processo.o leonardo esta certinho em divulgar as coisas de erradas que tem em severinia.porque infelismente a comarca web daqui da cidade só sabe colocar as coisas que se diz a favor do prefeito.coisas que convem a ele.infelismente as coisas ruim da cidade ele nao coloca finge que nem viu o acontecido.
      parabens leonardo continue assim noticiando severinia.parabens pelo seu servico pela seu enteresse de ir atras das materias.
      e acho que nao tem nada a ve com perseguicao politica.
      voce sempre deu noticias de severinia tanto as boas quanto as ruins.agora só por causo disso vem querer dizer que é persseguicao.nada a ver.

      • Leonardo Concon disse:

        Obrigado, Carla. Eu nem me preocupo. Porque tenho mais de 35 anos de profissão e nunca fiquei atrás das grades. Agora, os corruptos e criminosos, sim. É esperar e ver quem rirá por último.

  13. Solange disse:

    tudo que esta escrito a cima esta certo, e tem muito mais, Virvemaria, nimguem fala dos motoristas que carrega as crianças da escola,uns não tem aquela habilitação adequada para esse tipo de trasporte, dona Lê faz o que pode ela é competente, ela é mandada tambem, Eles mete o pau no Dr. Camacho, porque a Dona Neila era Secretaria da Educação, nas não tinha mais parente dele la não, se tinha era funcionario antigo, eles falam que o Doutor é ficha suja, mas se a cidade estivesse nas mãos dele estava muito melhor. Olha seu Leonardo continue colocando as noticias de Severinia no seu jornal sim, para que a gente saiba o que esta acontecendo, e tambem vejo que o senhor não tem o rabo preso com ninguem ….

  14. ANILCE disse:

    Boa Noite CONCON não me abalei com esta notícia, era de se esperar não por causa da administração, nem por causa da secretaria, nem por causa de professores e muito menos por causa de nepotismo e sim por causa da família a maioria das familias colocam seus filhos na escola e esperam que a escola façam um milagre com eles, fiquei boba ao ir em uma reunião do meu filho e a maioria dos pais diziam que não sabiam mais o que fazer pois seus filhos não os respeitavam, esta nota baixa é o reflexo de tudo isso, pois nós aqui temos as apostilas que até uma escola particular de oLÍMPIA usa, temos ótimos professores quem tem que acordar são os pais participando mais da vida escolar de seus filhos.

  15. Maria disse:

    É obrigação da prefeitura sim zelar pela educação, é dever dos pais acompanhar a vida escolar de seus filhos sim ,mas não isenta a administração.E a vc Josiel vai te lascar puxa saco do caralho.E vc Concon continue nus informando de tudo que acontecer,doa a quem doer,por que aki em Severínia a comarca só coloca o que é de interesse da prefeitura.Não o critico pois é o ganha pão dele. Mas vc não tem rabo preso e não depende da prefeitura. Parabéns

  16. Célia Gentil disse:

    Falou tudo Anilce. Parabéns.

  17. ana maria disse:

    A nota não deveria ser melhor que essa mesmo.na gestão do raphael cazarini. Tínhamos escola de reforço pra criancas lá Perto da pista de caminhada mas infelismente as salas de aula virou cocheira pra cavalo.e ninguem faz nada é lugar uma pena ver as salas cheia de coisas de cavalo.Pq não tira os animais da sala de aula e coloca as criancas pra fazer aula de reforco.não sei se ali e lugar de cavalo boi.
    Se na época do raphael funcionou Pq agora não vai funcionar as criancas tinha aulas lá.isso e mal uso de dinheiro público isso sim tudo sala boa sendo usada de cocheira.
    Vc podia vim aqui concon pra ver tirar fotos e fazer uma materia sobre isso.podia vim conferir pra ver se eu to mentino.
    Ou melhor vou tirar fotos e te mandar pra vc publicar.
    Se bem que pra eles é mais conveniente largar os cavalos lá Pq cada cavalo que fica lá preso na cocheira o proprietário tem que pagar pra tirar de lá ou seja rolar um dindin pra prefeitura.
    E iisso da dinheiro pra eles as criancas não.
    O que tem de mau uso de dinheiro público é feito pra uma coisa e eles usam gravura.
    Depois não quer que a educação vai mau.
    Agente colhe o que planta

    • carla disse:

      a ana maria esta certinha.meu filho o ano retrasado fez aula de recuperacao lá mesmo.e agora as 4 salas de aulas estao fechadas.na qual ficam cavalos no local.é uma vergonha isso.foi feito pra uma coisa e é usada para outra.por isso que as coisas estao do jeito que estao.

  18. Maria disse:

    Enquanto a educação vai de mal a pior o prefeito cavalga com o pastor e tem gente que diz que a culpa é da secretária, imaginem só quem não esta nem ai para a educação é o prefeito.Ele até transferiu a filha dele para a escola particular em olimpia e que sidane os alunos de severinia.

  19. Ana disse:

    SEVERINIA …… SEVERINIA TERRA AMADA E AGORA TERRA DA AGONIA AGONIA DE TODOS, NAO TEMOS PARA ONDE CORRER SO NOS RESTOU PALMADA PALMADAS NOS PROFESSORES PALMADAS NOS ALUNOS PALMADAS NOS PAIS PALMADAS NA SECRETARIA MAS O REI DAS PALMADAS CAVALGA COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO PARA ELE TUDO E ALEGRIA…A EDUCAÇAO VAI MAU SO ALEGRIA A SAUDE VAI MAL… SO ALEGRIA SEVERINIA…SEVERINIA…SEVERINIA CAVALGA JUNTO COM O PREFEITO E JUNTO COM O PASTOR COM ESTA CAVALGADA IREMOS PARA ONDE/????????

  20. sergio disse:

    ai é pra caba, será que até pastor ta com o nil querendo tirar uma casquinha…..severinia é uma vergonha…..coitado de quem mora lá .

  21. rosa disse:

    como disse o eduardo no comentario la em cima.visite severinia antes que ela acabe…

  22. Silvio disse:

    Corram severiniense a cidade esta afundando, cuidado com os ratos…….

  23. sonia disse:

    Em vez de fazer tantas críticas deveríamos nos unir para que no próximo ano tenhamos uma nota melhor no IDEB. Falar mal não vai melhorar nada, fico triste em ler tantos comentários negativos em relação a nossa cidade.

Faça um comentário