Secretaria da Educação realiza oficinas musicais para educação infantil

Publicado em 30 de outubro de 2014 às 9h51
Atualizado em 30 de outubro de 2014 às 9h52

Com o objetivo de capacitar os professores que atuam na Educação Infantil, modalidade creche, para melhor explorar o Eixo de trabalho Música, do Referencial Nacional Curricular para Educação Infantil, a Secretaria Municipal da Educação promoveu uma série de oficinas de estudos durante o corrente ano.

oficina-musica-(3)

Com início no mês de abril foram programados dois encontros mensais atendendo os docentes e também os Professores Coordenadores das creches municipais e filantrópicas reunindo cerca de 70 profissionais. Sob a orientação da Supervisora de Ensino professora Luciana Maria Morales Nunes Alves Teixeira os trabalhos foram conduzidos pelos Coordenadores Técnicos Pedagógicos professora Marta Maria Landi Rocha, professor Edward Marques da Silva e contou com a colaboração da professora Edneia Marques da Silva Pinto. Durante os encontros foram abordados elementos fundamentais para o Fazer e Apreciação Musical na Educação Infantil, tais como: improvisação, exercício criativo de situações musicais, composição, pequenas canções produzidas individual e coletivamente, interpretação proporcionando diferentes leituras para as cantigas e brincos tradicionais e apreciação, audição e interação com músicas diversas.

oficina-musica-(10)

Segundo a avaliação dos mediadores, no decorrer deste círculo de estudo, que foi realizado de forma dinâmica houve uma intensa participação do grupo, nas atividades propostas chegando a resultados surpreendentes. Para a Secretária da Educação professora Eliana Bertoncello Monteiro, iniciativas dessa natureza é uma excelente contribuição para a formação continuada dos educadores cujo benefício se estende diretamente ao desenvolvimento integral dos alunos desta modalidade que é a base de todo o processo educativo.

oficina-musica-(11)

O encerramento deste ciclo de estudos ocorreu no dia 28 de outubro, na Secretaria da Educação, onde os professores apresentaram atividades diferenciadas utilizando os elementos da arte musical de forma lúdica, divertida e prazerosa. De acordo com a Mostra, realizada na culminância, evidenciou-se que este ciclo de formação atingiu seu objetivo: a Música como uma linguagem que se traduz em formas capaz de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. É uma forma importante de expressão humana, o que por si só justifica sua vivência no contexto escolar de um modo geral, e na Educação Infantil particularmente.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário