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Professores da Educação Infantil participam de capacitação pelo Método das Boquinhas

Nestas segunda e terça (14 e 15), as professoras da Rede Municipal de Ensino participaram de capacitação com a Fonoaudióloga Carina Teixeira Blanco, facilitadora do Método das Boquinhas no Desenvolvimento Infantil: Pré-requisito Para Uma Alfabetização Segura, desenvolvido pela Fonoaudióloga Renata Jardini. Ele foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em novembro de 2009, 2010 e 2011, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos.  O curso atendeu 74 profissionais, dentre eles, professores da Base Nacional Comum, professores coordenadores da Pré-escola e professores da Educação Especial.

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“Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita”, disse a fono. De acordo com ela, ele pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na proposta adotada pela escola.

O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e têm sido utilizado em salas de aulas com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. “A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral. O mercado atual exige educadores com capacitação e fundamentação sobre alfabetização que possa atender e obter resultados para quaisquer tipos de alunos, favorecendo a inclusão e agilizando os processos de aprendizagem, contribuindo assim, para melhor desempenho acadêmico da escola e do Município”, contou Renata.

Segundo a Secretária de Educação, Eliana Bertoncello Monteiro, o curso foi destinado para os professores de educação infantil por se tratar das competências destas séries a iniciação de alfabetização das crianças, proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais. “O educador pode conhecer o desenvolvimento normal do processo de aquisição da leitura e escrita, pode saber identificar o erro durante esse processo, classificando-o e analisando-o para possível remediação pedagógica, capacitando-se para alfabetizar crianças com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas, utilizando os livros e materiais de apoio. Além de trocar experiências por meio de discussão de casos durante o curso”, endossou.

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“Durante o curso os professores além de questões teóricas, vivenciaram jogos, para perceberem as possibilidades de aprendizagem que cada um proporciona e, o desenvolvimento esperado nas diferentes faixas etárias de atuação”, disse Luciana Ferreira De Julle, Supervisora de Ensino da SME. Os alunos beneficiados têm entre 4 e 5 anos. “O curso foi voltado para o público-alvo da Educação Infantil, Pré-escola, os jogos trabalhados já foram adquiridos e todas as Pré-escolas da Rede Municipal os receberam”.

“Acreditamos que a parceria Fonoaudiologia e Pedagogia têm trazido ganhos à educação em geral, e que o jogo é um mediador que promove a aprendizagem, efetuado pela triangulação dos saberes cognitivo/emocional/social, sendo assim, confiamos que este curso possibilitará atender ao objetivo da Pré-escola em proporcionar aprendizagem de forma lúdica e prazerosa”, finalizou.

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