O primeiro banho de mar para 43 crianças da Escola Wilquem Manoel Neves

Publicado em 25 de novembro de 2014 às 10h13
Atualizado em 25 de novembro de 2014 às 10h17

Alunos do ensino fundamental de Olímpia irão visitar, durante sete dias, a cidade de Santos, com sua beleza, praias e, em especial, o local onde estarão hospedados: A Casa da Vovó Anita, situada na Praia do Embaré, bem em frente ao mar. Com certeza, o primeiro banho de mar para elas será inesquecível.

A comitiva será de 43 crianças de até 12 anos, com sete funcionários – todos da Escola Estadual Wilquem Manoel Neves. O passeio compreenderá entre os dias 1º e 7 de Dezembro. O trabalho é da professora (que há poucos dias assumiu a direção da escola de Ribeiro dos Santos), Sandra Maria Pereira Bueno, e da diretora da escola Heloísa Maria Marchi.

escola03

O empresário José Elias Morais (Zé das Pedras) contribuiu com R$ 500 para o lanche da volta, evitando que, sem a refeição oferecida pela Casa, pudessem encurtar ainda mais o passeio. “Esse é o mês do Papai Noel, eu faço esse trabalho voluntário há 25 anos, sem nenhum interesse, porque faz parte de meu íntimo e de promessa que fiz quando não podia dividir o pouco que tenho com os que nada tem, e tenho muito apreço pelos estudantes e por esse trabalho da escola Wilquem. Colaborar com esse passeio que irá acrescentar em cultura, conhecimento e lazer, não tem preço”, disse o empresário ao entregar o cheque para a diretora e coordenadoras do trabalho, na tarde de ontem, segunda (25).

escola02

Ontem, inclusive, a escola passava orientações para os pais e responsáveis das crianças de como será o passeio, colocando-os a par de tudo. “A nossa missão aqui é fazer tudo às claras, nada é escondido, e os pais devem ficar a par de cada passo dado em nossos projetos”, disse a diretora Heloisa Marchi. As crianças terão cinco refeições diárias, além de passeios e, claro, para a maioria, o primeiro banho de mar.

escola01

casa

A CASA DA VOVÓ ANITA

Sim, a água do mar é salgada. Quem fica surpresa com isso é a criançada residente em cidades do Interior do Brasil, que em Santos tem seu primeiro contato com o mar. E existe até uma instituição criada para promover esse contato inicial entre as crianças e o mar: é a Casa da Vovó Anita, que aliás foi instalada de frente para a praia. Desde 1972, a entidade recebe grupos de crianças para uma temporada de duas semanas à beira do mar, num trabalho benemerente inédito no País.

h0176b

A Casa é dividida em dois amplos blocos. No primeiro bloco, no andar térreo está o salão nobre, secretaria com banheiros (feminino e masculino), tesouraria e arquivo, que funciona também como casa de som.

h0176e

No primeiro andar está instalado o auditório com 154 cadeiras do tipo escolar, palco, dois camarins e banheiros para artistas e público. Possui ainda um televisor colorido. No local podem, conforme as conveniências, fazer trabalhos escolares, assistir televisão ou fazer brincadeiras teatrais.

h0176f

No segundo andar fica o paraíso da molecada. Um salão com brinquedos de toda a espécie e biblioteca. No segundo bloco tem dois amplos refeitórios e cozinha industrial, dois pátios com banheiros, dependências para guardar alimentos e material de limpeza, na parte térrea. No primeiro andar fica a sala de costura, dois dormitórios com 52 camas cada e dois banheiros com sanitários e chuveiros de água quente e fria. Tem também dois quartos com 04 camas e banheiros privativos. Funciona também neste andar, uma lavanderia industrial para atender a demanda diária das roupas de cerca de 120 pessoas, além da roupa de uso nos dormitórios, cozinha etc.

jEVFfpzsu99x19pIHDMGIB8tyACRxhoekW6wGAOk

“Foram inauguradas as instalações em 15 de agosto de 1972 com a presença de familiares, várias autoridades e do Bispo Diocesano. As crianças do Instituto de Surdos-mudos Santa Terezinha de São Paulo foram os primeiros hóspedes que a Casa recebeu e, até a presente data, já gozaram de excelentes férias junto ao mar mais de quarenta mil crianças assistidas por cerca de 1200 entidades e 50.000 crianças, conforme consta em nossos registros”, assinala o site da instituição.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário