escola03.jpg

O primeiro banho de mar para 43 crianças da Escola Wilquem Manoel Neves

Alunos do ensino fundamental de Olímpia irão visitar, durante sete dias, a cidade de Santos, com sua beleza, praias e, em especial, o local onde estarão hospedados: A Casa da Vovó Anita, situada na Praia do Embaré, bem em frente ao mar. Com certeza, o primeiro banho de mar para elas será inesquecível.

A comitiva será de 43 crianças de até 12 anos, com sete funcionários – todos da Escola Estadual Wilquem Manoel Neves. O passeio compreenderá entre os dias 1º e 7 de Dezembro. O trabalho é da professora (que há poucos dias assumiu a direção da escola de Ribeiro dos Santos), Sandra Maria Pereira Bueno, e da diretora da escola Heloísa Maria Marchi.

escola03

O empresário José Elias Morais (Zé das Pedras) contribuiu com R$ 500 para o lanche da volta, evitando que, sem a refeição oferecida pela Casa, pudessem encurtar ainda mais o passeio. “Esse é o mês do Papai Noel, eu faço esse trabalho voluntário há 25 anos, sem nenhum interesse, porque faz parte de meu íntimo e de promessa que fiz quando não podia dividir o pouco que tenho com os que nada tem, e tenho muito apreço pelos estudantes e por esse trabalho da escola Wilquem. Colaborar com esse passeio que irá acrescentar em cultura, conhecimento e lazer, não tem preço”, disse o empresário ao entregar o cheque para a diretora e coordenadoras do trabalho, na tarde de ontem, segunda (25).

escola02

Ontem, inclusive, a escola passava orientações para os pais e responsáveis das crianças de como será o passeio, colocando-os a par de tudo. “A nossa missão aqui é fazer tudo às claras, nada é escondido, e os pais devem ficar a par de cada passo dado em nossos projetos”, disse a diretora Heloisa Marchi. As crianças terão cinco refeições diárias, além de passeios e, claro, para a maioria, o primeiro banho de mar.

escola01

casa

A CASA DA VOVÓ ANITA

Sim, a água do mar é salgada. Quem fica surpresa com isso é a criançada residente em cidades do Interior do Brasil, que em Santos tem seu primeiro contato com o mar. E existe até uma instituição criada para promover esse contato inicial entre as crianças e o mar: é a Casa da Vovó Anita, que aliás foi instalada de frente para a praia. Desde 1972, a entidade recebe grupos de crianças para uma temporada de duas semanas à beira do mar, num trabalho benemerente inédito no País.

h0176b

A Casa é dividida em dois amplos blocos. No primeiro bloco, no andar térreo está o salão nobre, secretaria com banheiros (feminino e masculino), tesouraria e arquivo, que funciona também como casa de som.

h0176e

No primeiro andar está instalado o auditório com 154 cadeiras do tipo escolar, palco, dois camarins e banheiros para artistas e público. Possui ainda um televisor colorido. No local podem, conforme as conveniências, fazer trabalhos escolares, assistir televisão ou fazer brincadeiras teatrais.

h0176f

No segundo andar fica o paraíso da molecada. Um salão com brinquedos de toda a espécie e biblioteca. No segundo bloco tem dois amplos refeitórios e cozinha industrial, dois pátios com banheiros, dependências para guardar alimentos e material de limpeza, na parte térrea. No primeiro andar fica a sala de costura, dois dormitórios com 52 camas cada e dois banheiros com sanitários e chuveiros de água quente e fria. Tem também dois quartos com 04 camas e banheiros privativos. Funciona também neste andar, uma lavanderia industrial para atender a demanda diária das roupas de cerca de 120 pessoas, além da roupa de uso nos dormitórios, cozinha etc.

jEVFfpzsu99x19pIHDMGIB8tyACRxhoekW6wGAOk

“Foram inauguradas as instalações em 15 de agosto de 1972 com a presença de familiares, várias autoridades e do Bispo Diocesano. As crianças do Instituto de Surdos-mudos Santa Terezinha de São Paulo foram os primeiros hóspedes que a Casa recebeu e, até a presente data, já gozaram de excelentes férias junto ao mar mais de quarenta mil crianças assistidas por cerca de 1200 entidades e 50.000 crianças, conforme consta em nossos registros”, assinala o site da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *