No dia do Professor, nós e até o Google prestamos merecidas homenagens

Publicado em 15 de outubro de 2014 às 9h48
Atualizado em 15 de outubro de 2014 às 9h50

O Dia dos Professores, data comemorada no Brasil nesta quarta-feira (15), recebe homenagem em Doodle do Google. A arte na página inicial do buscador traz seis disciplinas escolares, cada uma representada por uma letra. A data é comemorada no Brasil desde 1947, mas sua origem se deu ainda no período de Império do Brasil.

captura_de_tela_2014-10-15_as_07.14.52

A comemoração começou no ano de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar no país, decretando que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas “Escolas de primeiras letras”. Em tal decreto, o Imperador defendia a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Já a data, 15 de outubro, foi escolhida devido a influência da Igreja Católica. No mesmo dia comemora-se o dia de Santa Teresa de Ávila, religiosa e escritora espanhola, considerada a Padroeira dos Professores.

mensagem

A primeira comemoração ocorreu apenas 120 anos depois do decreto de Dom Pedro. Em 1947, na cidade de São Paulo, quatro professores se reuniram para tirar um “dia de folga” após um longo período de aulas. Naquele ano, o semestre durou do dia 1 de junho ao dia 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o tempo.

O responsável pela festa foi o professor Salomão Becker. Ele sugeriu que o encontro fosse dia 15 de outubro, quando, em Piracicaba, sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para confraternizar. A festa no Ginásio Caetano Campos contou com a presença de alunos e pais. Neste dia decidiram realizar o encontro anualmente. O discurso do professor Becker ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”.

A celebração se espalhou pela cidade até ser oficializada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define a razão do Dia dos Professores: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Fonte: TechTudo

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário