coaching_thumb.jpg

Fatec Rio Preto lança curso de formação e certificação em coaching

A Fatec de São José do Rio Preto (SP) inaugurou na última semana o primeiro curso de formação e certificação em coaching dentro de uma faculdade pública estadual. A Escola de Coaching terá vários módulos e irá discutir sobre o universo da carreira. Em Olímpia, o padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Igreja-Matriz de São José, por exemplo, é coaching.

coaching

Procurada em todo o mundo, a profissão coach, do inglês “treinador”,  vem a cada dia ganhando mais visibilidade, porém ainda não havia uma instituição pública e estadual com um curso voltado à essa área tão expressiva.

Coaching é uma gíria que surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

A Fatec Rio Preto então elaborou, com a supervisão do coach trainer professor Lucimar Sasso, o curso que é pioneiro na região noroeste paulista e no estado. “A Fatec é a primeira faculdade pública estadual a abrir um curso deste. A cidade e os empresários da região vão ganhar muito com esse conhecimento que estamos trazendo”, afirma Lucimar Sasso.

Lucimar diz que uma pesquisa da International Coaching Federation (ICF) apontou que na América do Norte e Europa existem 40 coaches em atividade para cada milhão de habitantes. Já no Brasil, esta relação é de quatro coaches para cada milhão de habitantes. A média mundial fica por volta de 7 coaches por milhão. “Atualmente há mais de 41 mil coaches em atividade no mundo movimentando aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano. No Brasil, o número de coaches atuantes também teve um aumento espetacular saindo de 350 em 2009 para 1.100 em 2012”, comenta. Para mais informações, basta acessar ao site da Fatec de Rio Preto ou ligar para o telefone (17) 3219-1433. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *