Faltam quatro dias: inflação, juros e trigonometria são temas do ENEM

Publicado em 04 de novembro de 2014 às 9h05
Atualizado em 04 de novembro de 2014 às 9h26

Faltam quatro dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para este sábado (8) e domingo (9) e a dica nesta contagem regressiva é para a prova de matemática que será no último dia, junto com linguagens e redação.

fuvest (2)

Questões envolvendo estatísticas, probabilidade, funções, análises combinatórias, geometria plana, geometria espacial e noções de trigonometria têm sido mais cobradas.

A inflação foi tema constante no noticiário este ano. Você sabe o que é e como se calcula a inflação?

“Inflação é o aumento geral e persistente dos preços. Estas duas características são cruciais. Se apenas uns poucos preços aumentam, enquanto os demais permanecem estáveis, não há como caracterizar um processo inflacionário, ainda que o índice de preços mostre valores positivos”, explica Alexandre Schwartsman, sócio-diretor da Schwartsman & Associados e ex-diretor do Banco Central.

“Da mesma forma, se há um aumento de todos os preços num dado mês, por exemplo, por conta da imposição de algum tributo, mas estabilidade em seguida, também não temos como caracterizar inflação; esta tem que ser generalizada e persistente.”

Tema que se relaciona com progressão geométrica, o cálculo de juros é mostrado como exemplo pelo professor Vítor Israel faz cálculos de investimento financeiro com base na progressão geométrica. Para montar a fórmula, Israel usa os seguintes dados: uma pessoa fez depósitos anuais no valor de R$ 2.000, por dez anos, a uma taxa de 10% de juros ao ano. Qual foi o valor do montante que ela conseguiu juntar?

A geometria espacial é abordada em questões sobre cálculos de volume, como por exemplo quantos litros cabem em uma caixa d’agua a partir das medidas de altura e diâmetro conhecidas no enunciado.

O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

O logaritmo pode ser aplicado, por exemplo, nas questões que pedem para que sejam comparadas as energias entre dois terremotos e a formação de tsunamis.

Média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores são alguns conceitos de estatística que podem aparecer no Enem.

Fonte: G1

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário