Enem: inscrições abertas a partir das 10h desta segunda

Publicado em 27 de maio de 2012 às 17h47
Atualizado em 27 de maio de 2012 às 17h49

As inscrições para a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam amanhã, às 10 horas, e seguem até o dia 15 de junho. As datas das provas foram marcadas para 3 e 4 de novembro.

enem

As inscrições podem ser feitas pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2011, o Enem teve 5,4 milhões de candidatos em todo o Brasil, número recorde de inscritos.

A partir de 2009, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) passou a utilizar a nota do exame como forma de entrar em universidade públicas. Os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, de acordo com o resultado do Enem, podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. “Isso fez com que os alunos passassem a dar mais importância ainda à prova,” diz a diretora do Colégio Kelvin, Mariza Deguer.

Além de universidades públicas, a nota do Enem pode ser usada para conquistar vagas em instituições particulares conveniadas com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e é pré-requisito para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A preparação dos alunos do ensino médio e de cursinhos está intensa.

SERVIÇO

Inscrições: 28/5 a 15/6, no site do Inep (www.inep.gov.br)
Provas: 3 e 4 de novembro
Taxa: R$ 35 (Pessoas de baixa renda podem pedir isenção da taxa no momento da inscrição. Estudantes que concluem o ensino médio em 2012 estão automaticamente isentos da taxa)
Resultado: gabarito será revelado até 7 de novembro; resultado final sai no dia 28 de dezembro

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário