Cotidiano escolar é tema de curso para gestores

Publicado em 08 de maio de 2015 às 12h54
Atualizado em 08 de maio de 2015 às 12h55

A Secretaria da Educação deu início no ano passado e segue ministrando o curso Gestor em Prática, no qual as cinco supervisoras de ensino, por meio de módulos, apresentam e capacitam gestores das escolas municipais e filantrópicas, a respeito de assuntos do cotidiano escolar.

DSCN0371

O curso surgiu devido à necessidade de uma formação dos gestores identificada por profissionais que acompanham diariamente a educação olimpiense. Segundo a Supervisora Silvana Albano, “a necessidade vem de anos atrás, de quando eu era diretora de escola e vivia falando para a minha supervisora que os gestores precisavam de uma formação. Com isto, surgiu a ideia do curso e nós fomos, por meio das nossas visitas nas escolas, vendo as falhas, as dificuldades, as dúvidas dos diretores em relação à parte burocrática das escolas. No ano passado fizemos um levantamento nas escolas, por meio de visitas, dos pontos fundamentais que nós precisaríamos trabalhar no curso”.

Em 2014, o curso abordou dois módulos, o primeiro a ser ministrado para gestores, diretores e assistentes de direção abordou o Projeto Político Pedagógico. O segundo módulo trouxe como temática de trabalho a Polícia Militar. Neste ano, iniciado no dia 4 de março, já foi ministrado o módulo sobre a importância do Grêmio Estudantil e está em atual fase de explanações o módulo que trabalha o Conselho de Escola e Compensação de Ausência. Para encerrar os participantes terão contato com a Educação Especial, Burocracia, Livro Ponto e o Conselho de Classe Série. “O objetivo é que tenham formação em serviço, porque os assuntos abordados são relacionados ao dia-a-dia escolar e é uma maneira dos profissionais esclarecerem dúvidas e poderem crescer no setor de gestão escolar”, ressalta a Secretária da Educação, Eliana Bertoncello Monteiro.

DSCN0372

Cada módulo é dividido conforme a especificidade das supervisoras e, por isso, tem sua duração flexível, variando entre cinco e sete dias a realização. Os cursos são ministrados na Secretaria da Educação, das 8h às 10h30 e tem a participação média de 35 gestores. Ao final do curso, será realizada uma avaliação. “A avaliação que foi feita em dezembro não foi uma avaliação do curso, foi uma avaliação da Secretaria em geral, no qual o curso se destacou”, aponta a Secretária.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário