culminancia-zenaide-1_thumb.jpg

Alunos da EMEB Zenaide desfilam em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Na manhã de ontem, terça-feira (18), a EMEB “Zenaide Rugai Fonseca” realizou desfile na ‘culminância’ de encerramento do Projeto Afro Brasileiro Indígena desenvolvido consonância ao trabalho designado pela Secretaria de Educação Municipal de Olímpia. A escolha da data para o encerramento foi devido a proximidade do Dia Nacional da Consciência Negra, que celebra a história dos negros no Brasil.

culminancia-zenaide-(4)

Dentre as diversas ações realizadas pela equipe educacional o principal objetivo foi à conscientização contra o preconceito e racismo. “E também que nossos alunos aprendam sobre a cultura indígena, os costumes e culinária, trabalhando todas as contribuições”, disse Alessandra Aparecida dos Santos, coordenadora do período complementar.

culminancia-zenaide-(3)

Foram organizadas exposição de cartazes, confecção de mascaras e todas as disciplinas tiveram participação. Este projeto busca promover a releitura da história do mundo afro indígena, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial. “Temos que entender que o povo brasileiro é miscigenado, e mais importante trabalharmos a discriminação, respeitando cada um à sua raça entre nossos mais de 300 alunos”, endossou Neide Olmos, Diretora da EMEB Zenaide Rugai Fonseca.

culminancia-zenaide-(5)

culminancia-zenaide-(2)

culminancia-zenaide-(1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *