Sebrae inicia capacitação do Curso Jovens Empreendedores em Olímpia

Publicado em 30 de junho de 2015 às 12h05
Atualizado em 30 de junho de 2015 às 12h06

O Sebrae realizou na última quinta-feira (25), na Secretaria da Educação de Olímpia, palestra inicial do Curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, através do técnico Marcelo de Souza Santos, de Rio Preto. O objetivo da capacitação é disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

DSC_0207

O curso faz parte de uma das metas da Secretaria de Turismo. “É um projeto para ensinar as crianças como enxergar o turismo, para poderem levar até os pais e conscientizar o que é o turismo. A criança de hoje é o jovem de amanhã, então essas pessoas que serão as formadoras de opinião, que vão ajudar no desenvolvimento de Olímpia. É importante levar o conhecimento nas bases para que todo mundo, no futuro, tenha esse conhecimento de quanto é importante o turismo na questão econômica e social do nosso município”, disse Paulo Duarte.

De acordo com Flávio Vedovato, há cerca de 30 dias o município recebeu a visita do Gerente Regional do Sebrae, Marcos Amâncio, junto com toda a equipe técnica do Sebrae. “Nesse encontro o gerente colocou a disposição do Prefeito Geninho todas as tratativas administrativas para fomentar ainda mais a economia do município. O Secretário de Turismo, Beto Puttini assumiu a secretaria com novo folego, novo gás, para dinamizar as tratativas do setor educacional. O Sebrae vem, capacita os gestores das escolas e passa essa educação empreendedora, ou seja, como essas crianças vão ver o turismo lá na frente e o próprio empreendedorismo seja no comércio, na indústria e no turismo”, disse o presidente da ACIO.

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos será dividido em duas etapas. A primeira delas é a Fundamentação Metodológica, plano de negócios e comportamento empreendedor. Já a segunda etapa é a capacitação do material de cada ano do Ensino Fundamental como vivência das oficinas específicas de cada ano (1º ao 9º ano), visão geral do material, conhecimento do conteúdo, programação de atividades de cada encontro e realização de algumas atividades para confecção dos produtos a serem comercializados, entre outras.

Os benefícios para os professores são: desenvolvem-se profissionalmente, ampliam sua capacidade de atuação e estímulo ao seu crescimento enquanto sujeito social. Já para os alunos os benefícios são: incentivo para serem atores das próprias vidas nas diferentes esferas sociais e construir os seus caminhos e impulso para uma atuação mais reflexiva e inovadora frente a sociedade e sua comunidade.

Cada ano trabalhará um tema, com cartilhas coloridas e ao final será realizada a Feira do Empreendedor com os trabalhos executados. No 1º ano o tema é “O Mundo das Ervas Aromáticas”; 2º ano, “Temperos Naturais”; 3º ano,” Oficina de Brinquedos Ecológicos”; 4º ano, “Locadora de Produtos” e no 5º ano, “Sabores e Cores”.

O curso será realizado em julho, durante o período de recesso, para a maioria dos professores da Rede Municipal de Ensino.

O evento contou com a presença de diretores e coordenadores das escolas municipais, dos diretores de Turismo Paulo Duarte e de Indústria e Comércio Flávio Vedovato (também presidente da Associação Comercial, ACIO), com parceria das Secretarias de Educação, Turismo, e Agricultura, Comércio e Indústria, Sebrae e ACIO – Associação Comercial e Industrial de Olímpia.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário