sebrae_thumb.jpg

Empresários de Olímpia terão orientação gratuita "em casa" sobre inovação

Profissionais capacitados pelo Sebrae-SP iniciam visitas nesta semana em pequenas industrias de Olímpia para oferecer aos empresários uma oportunidade única: receber, no próprio local de trabalho, orientações gratuitas sobre como produzir mais, lucrar mais e ficar mais forte no mercado. É o Programa ALI (Agente Local de Inovação), desenvolvido pelo Sebrae junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

sebrae

 

O ALI foi lançado oficialmente na região na última quinta-feira, em São José do Rio Preto, com a presença do coordenador nacional do Programa, Marcus Vinicius Bezerra. Ele explicou, para as cerca de 150 pessoas presente no auditório do CIESP, que, “ao contrário do que pensa a maioria dos empresários, inovação não é algo caro nem complicado, e que interessa apenas às grandes empresas. Na verdade, a maioria das atitudes inovadoras é bem simples, pensadas a partir da observação do dia a dia do negócio”, disse Marcus Vinícius Bezerra.

 

São 23 agentes locais de inovação que vão atender, além de Olímpia, outros 44 municípios vizinhos a São José do Rio Preto. Estes agentes são profissionais contratados pelo CNPq e capacitados pelo Sebrae-SP. Eles vão visitar as pequenas industrias da região, para orientar os empresários, em seu próprio local de trabalho, sobre a importância da inovação.

A partir de informações coletadas na empresa – e que serão mantidas em total sigilo – será feito um diagnóstico da situação dela e avaliado em que grau de inovação se encontra.  Em seguida será elaborado um plano de trabalho, que o agente vai acompanhar durante dois anos. Os empresários participantes não pagarão pela orientação. Serão trabalhados quatro tipos de inovação: desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos, ações de marketing e estruturação organizacional.

“Este é mais um passo que o Sebrae-SP dá no sentido de se aproximar ainda mais do empresário”, disse o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José do Rio Preto, Marcos José Amâncio. “Sabemos que na correria do dia a dia pode ser difícil para eles arranjar tempo para buscar informações. Por isso, estamos levando as informações até ele. No caso deste novo programa, quem participar vai ficar, com certeza, muito melhor preparado se manter competitivo no mercado. Não só porque cada um vai receber um plano de trabalho “personalizado”, com ações sugeridas em cima da realidade de seu negócio. Mas também porque, depois de saber mais sobre inovação, o empresário vai descobrir que ela pode se tornar uma rotina dentro da empresa, trazendo mais e melhor produção e, claro, mais lucro”, finalizou Marcos José Amâncio.

 

Os empresários de Olímpia que quiserem mais informações sobre o Programa ALI (Agente Local de Inovação) podem ligar para Escritório Regional do Sebrae em São José do Rio Preto, (17) 3222.2777.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *