Senado aprova PL de Olímpia ‘Capital Nacional do Folclore’. Só falta Dilma sancionar

Publicado em 09 de dezembro de 2014 às 13h58
Atualizado em 09 de dezembro de 2014 às 14h01

O Senado Federal acaba de aprovar o projeto de lei 6.150/13, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que torna, oficialmente, Olímpia a Capital Nacional do Folclore. A Câmara dos Deputados havia aprovado, conforme este Diário noticiou com exclusividade, no dia 11 de novembro. Agora, resta aguardar alguns dias para eventual recurso (norma regimental) e, finalmente, a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

Um dos principais defensores da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), segundo informações colhidas pelo Diário.

sandro-mabel-agencia-camara

Na justificativa do deputado, “há 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.

Aloysio-Nunes

Além disso, segundo o autor do PL, “Olímpia realiza durante todo o ano pesquisas sobre o folclore brasileiro, promovendo eventos que visam o resgate e a preservação das manifestações folclóricas”.

Para o deputado Sandro Mabel esta foi mais uma vitória da cultura brasileira: “Estou muito feliz. Esta festa é importante não só para o município, mas para todo país. O Festival do Folclore de Olímpia é respeitado e tem grande prestígio entre os estudiosos do mundo inteiro. São cinquenta anos. A entrada e franca e dissemina a cultura do nosso país. Folclore é coisa do povo. Temos que preservar essa riqueza” afirmou o autor do projeto.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário