Senado aprova PL de Olímpia ‘Capital Nacional do Folclore’. Só falta Dilma sancionar
O Senado Federal acaba de aprovar o projeto de lei 6.150/13, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que torna, oficialmente, Olímpia a Capital Nacional do Folclore. A Câmara dos Deputados havia aprovado, conforme este Diário noticiou com exclusividade, no dia 11 de novembro. Agora, resta aguardar alguns dias para eventual recurso (norma regimental) e, finalmente, a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).
Um dos principais defensores da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), segundo informações colhidas pelo Diário.
Na justificativa do deputado, “há 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.
Além disso, segundo o autor do PL, “Olímpia realiza durante todo o ano pesquisas sobre o folclore brasileiro, promovendo eventos que visam o resgate e a preservação das manifestações folclóricas”.
Para o deputado Sandro Mabel esta foi mais uma vitória da cultura brasileira: “Estou muito feliz. Esta festa é importante não só para o município, mas para todo país. O Festival do Folclore de Olímpia é respeitado e tem grande prestígio entre os estudiosos do mundo inteiro. São cinquenta anos. A entrada e franca e dissemina a cultura do nosso país. Folclore é coisa do povo. Temos que preservar essa riqueza” afirmou o autor do projeto.
Assunto(s): Folclore
- « Voltar para o artigo
Acompanhe:
Siga no Twitter
Seja fã no Facebook
Assista no Youtube
Assine nosso Feed
Receba grátis notícias em seu e-mail: