Selo e carimbo marcam os 70 anos do Zoológico de Ribeirão Preto

Publicado em 12 de junho de 2012 às 7h30
Atualizado em 12 de junho de 2012 às 11h31

Os Correios lançam nesta quarta-feira (13), às 9h, na Praça de Alimentação do Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto, Ribeirão Preto (SP), uma folha de selos personalizados e um carimbo postal comemorativo dos 70 anos de história do Bosque Zoológico Fábio Barreto. (por Carlos Favarão)

folhapantanal

O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa da prefeita municipal de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário do zoológico.

O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.

Sobre os Selos

A folha que marca os 70 anos do Bosque Zoológico Fábio Barreto é composta por duas partes: na primeira, com oito imagens diferentes (incluindo a de fundo), destaca a flora e a fauna do Pantanal; um registro das riquezas naturais do Brasil. Na segunda parte, o selo estampa arbustos nas laterais como se fosse uma mata nativa, representando a flora. No centro, uma capivara representada pela fauna. Acima do animal, os dizeres: BOSQUE ZOO Fábio Barreto. Abaixo da capivara, os dizeres: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Ribeirão Preto-SP. Completa o conjunto visual: 70 Anos.

Foram produzidos 6.012 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências do zoológico e da prefeitura.

Sobre o Carimbo

De autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, o carimbo comemorativo apresenta ao centro as mesmas informações que a segunda parte do selo personalizado. Ao redor, em círculo, os dizeres: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Correios – Ribeirão Preto-SP. – 13.6 a 12.7.2012 (referente ao período de circulação do carimbo).

carimbo-pantanal

Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 612 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

Sobre o Bosque Zoológico Fábio Barreto

O Bosque Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, está completando 70 anos e é um dos mais antigos zoológicos em atividade no Brasil. Resquício de mata nativa em plena área central da cidade, o local funcionou durante muitos anos como centro de entretenimento e lazer.

Após, surgiu a fase de atuação na preservação da natureza, fauna e flora, configurando-se como centro de estudos.

Hoje, mais de 90% de suas atividades são voltadas para a Educação Ambiental, o que vem beneficiando os 50 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto, através do projeto PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental, iniciado no final da década de 90, numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. (Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto).

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário