Padre Ivanaldo pergunta: “O Gigante acordou?”

Publicado em 27 de junho de 2013 às 15h43
Atualizado em 27 de junho de 2013 às 15h45

“O gigante acordou”, a expressão símbolo da movimentação que abraça, por dentro, o Brasil, nos últimos dias, é nome inspirador para uma grande peça teatral, na qual o palco são as principais avenidas do país e, os personagens, quase 200 milhões de pessoas.

gigante

Os alienados não sabem, nem querem saber o que acontece; os assustados perguntam pelas razões do alvoroço; os estudiosos buscam justificativas; os frustrados expressam sua angustias; os liberais apoiam tudo; os tradicionalistas apoiam a si próprios; a turma do “atrás do trio elétrico” fantasiada de cidadão politizado sai às ruas para tirar foto e postar nas redes sociais; os homens públicos, aguardam a hora exata para entrar e sair de cena; os do lado X rejeitam a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional 37/2011), os do lado Y ensaiam o discurso das próximas eleições. Na verdade existe um lado só, o deles.

O mundo, perplexo, assiste ao espetáculo e pergunta: Porque protestos se durante os últimos anos o Brasil viveu anestesiado pelo sucesso, aplaudido mundialmente? Porque revolta se o Brasil está mais rico, tem menos pobres? Porque protestos num país cujo nível de popularidade da presidente é de 75%? Porque protesta contra o aumento dos preços dos transportes quem nem usa esses meios? Porque protestam estudantes que até ontem sequer sonharam em estar numa faculdade?….

Revolução é uma grande transformação, mudança sensível, de modo progressivo ou repentino, cujos resultados incluem grandes mudanças na cultura, economia e drásticas mudanças das instituições e ideários sócio-políticos, ensina o dicionário.

Logo o espetáculo chegará ao fim. As cortinas se fecharão, as luzes se acenderão. E dai? Cada um com seus problemas! Cada um no seu quadrado! O brasileiro não desiste nunca! Antes pingar do que secar! Olha a quadrilha ai minha gente! Whisky ou água de coco? Tchê tcherere tchê tchê! Cairemos em sono profundo. E der repente, vem ai a próxima novela! Prepara que agora é a hora do show dos poderosos! A plateia vibra enlouquecida. Se tiver a taça da copa das confederações então, melhor ainda! E a da copa do mundo? Já pensou? Uhu!

Acredito na revolução! Na revolução que acontece todos os dias, propondo mais do que mudança de comportamentos, mudança de mentalidade, que ativa o pensar, o sentir, o agir e se desdobra em atitudes.

Lindas e nobres as manifestações pacíficas em todo o Brasil!  Mas elas passarão. Agradeço, parabenizo e uno-me aos milhares de homens e mulheres que, no exercício da cidadania, protestam 365 dias por ano, através de pensamentos, palavras e atitudes, para que o Brasil torne-se, cada vez mais, um país justo e solidário. O segredo da verdadeira revolução não é ser gigante, mas sim, manter-se acordado.

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia, Coaching

[email protected]

Assunto(s):

Leia também:

6 comentários

  1. Alan disse:

    Sigo esta mesma linha de pensamento, até quando “O GIGANTE ” Permanecera acordado,está é a pergunta que me faço ao ver as manifestações na TV ou até mesmo aqui na cidade. um mês,dois, não dormira mais, quem sabe? será que teremos mudanças realmente ou seremos enganados novamente. Isso só o tempo p/ dizer.

  2. Mário disse:

    Muito me admira que parte da imprensa tenta descaracterizar o movimento. Tá certo que muita gente que brigou para baixar a passagem do onibus não precisa dele, que bom, está brigando porque vê injustiça com um preço alto e falta de “dignidade” no trasnporte público. Muita gente não vai ser investigado mas está contra a PEC 37, muita gente não é corrupto e está brigando contra o político corrupto.
    Se tem muitas bandeiras nas passeatas é que tem muita coisa errada.
    Vamos Brasil
    #vem pra rua

    • Leonardo Concon disse:

      Ninguém tenta descaracterizar quando o movimento é legítimo, exceto quando há desrespeito, inclusive contra a própria imprensa, atingindo patrimônio e pessoas. Aí, virou baderna. Quando um movimento não tem lideranças claras e nem metas muito bem estabelecidas, a coisa vira bagunça mesmo. Como hoje tudo é movido por redes sociais e sem lideranças, perde-se o foco e o controle, mas no final das contas, tudo é aprendizado.

  3. Mário disse:

    O movimento já consegui vencer algumas batalhas sobre reajustes de passagens, o não aumento de pedágio e arquivamento da PEC. Aproveitadores sempre tem, a minoria desordeira existe em todo lugar, no meu trabalho, no seu e nas ruas. Essa minoria não pode sobrepor a grande maioria que protesta com temas pertinentes.

  4. Mário disse:

    Sobre os lideres dos movimentos, creio que existam sim é só ver que os nobres políticos como Renan Calheiros e o governador do Rio assim como o prefeito de Salvador dentre outros estão correndo pra se reunir. Ano que vem tem eleição

  5. Walter Zucca Filho disse:

    Ivanaldo esta frase e a mais importante para mim
    “”O segredo da verdadeira revolucao nao e ser gigante mas sim,manter se ACORDADO “”

    Paranbens pelas suas palavras

Faça um comentário