Karina Younan escreve: “Corpo são, Mente sã”

Publicado em 15 de maio de 2013 às 17h59
Atualizado em 15 de maio de 2013 às 18h00

Por Karina Younan

É muito importante, para quem deseja o fortalecimento emocional, alimentar bem e regular o organismo, obtendo um metabolismo de ajuda, com energia. O cansaço físico também se transforma em cansaço mental.

karina

A filosofia reconheceu, a partir de Platão, que o corpo é a morada da alma. E de fato devemos começar cuidando dele. Temos um corpo físico, que se relaciona diretamente com nossos sentimentos, história de vida e pensamento. Reflete nossas marcas, registra neurologicamente nossas impressões e experiências.

Fazer atividade física com regularidade, alimentar-se de forma saudável e em intervalos, estabilizar os hormônios e dormir bem são auxílios importantíssimos, geradores de bem estar que devemos introduzir em nossas vidas.

A primeira medida para o fortalecimento emocional começa com estabelecer mudanças comportamentais, atentar-se para você! Para educar, cuidar dos filhos, investir em relacionamentos- até para conversar com paciência precisamos afastar o cansaço e a preguiça – não dá para discutir com uma mulher na TPM, ou com um homem com fome, os estados mentais ficam alterados!

ginastica-cerebral1

A preguiça – seja causada por má alimentação, falta de vitaminas, anemia, sobrepeso, acúmulo de funções ou depressão, excessos no ritmo de vida – nos impede de buscar novas possibilidades. Outro emprego, um relacionamento melhor, disposição para os outros e para o trabalho, até o lazer fica para depois.

Vejo no cansaço um grande vilão do bem estar entre as pessoas. Se alguns desenvolvem muitas atividades, encontram espaços para cuidar de si e de seus afazeres, organizam melhor o tempo e fazem distribuições mais saudáveis de energia, isso se reflete em sua auto estima e consequentemente no bem estar. Podemos estabelecer esta mudança de forma gradual em nossas vidas.

Doses extras de energia conseguimos com determinação, com boa alimentação e a prática de atividades físicas, o metabolismo irá aos poucos elevando seu ritmo com ganhos em todos os aspectos, físico e mental.

Vejo benefícios em toda parte: na diminuição de problemas de saúde, dores, depressões, melhora da auto estima, da estética, da disposição, do humor. Os níveis de inveja cedem quando as pessoas passam a cuidar melhor de si! Disciplina e organização são as bases para essas mudanças. Decida-se a melhorar sua vida, e comece pelos pequenos hábitos.

Karina Younan é psicóloga rio-pretense.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário