Guarani colabora com FolcFolia através do ProAc com quase R$ 150 mil

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 20h37
Atualizado em 28 de fevereiro de 2014 às 20h40

O Carnaval de Rua 2014 de Olímpia começa neste sábado (1º) e segue até o dia 4 de março, com seis apresentações musicais, desfile das Escolas de Samba e matinês. O tema escolhido neste ano foi o FolcFolia, que irá homenagear os 50 anos do Festival do Folclore e seu criador, o professor José Sant´Anna e também em comemoração dos 111 anos de Olímpia. A programação será concentrada nas praças Matriz e Rui Barbosa. Todas as atrações serão gratuitas.

carna

As duas praças receberão uma decoração especial, com imagens folclóricas e ligadas ao Carnaval. Foram confeccionados painéis, com 3 metros, para serem colocados nas ruas do desfile e espalhados pelas praças. Também serão instalados totens e decorações com tecidos, que tiveram arte criada pelos artistas que colaboram com o FolcFolia.

Olímpia recebeu a verba de R$ 149.226,00 para a realização do FolcFolia, por meio do ProAC – ICMS – Programa de Ação Cultural. “Este é um ano muito importante para nós olimpienses, em que o Folclore completa 50 anos de história. As três escolas de samba da cidade levarão o tema para o desfile”, comenta Gustavo Zanette, secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer.  De acordo com ele, a verba será utilizada na infra-estrutura do evento.

O desfile das Escolas de Samba será realizado em dois dias, 2 e 4 de março, às 20h30. A Escola Samba Sem, primeira a entrar, trará o tema “Os Festivais dos Zés e Marias”, que irá prestar uma homenagem a todos os Zés e Marias que desde o início contribuíram com a realização do Festival do Folclore. A segunda escola, Unidos da Cohab, trará o tema “Folclore”, em que mostrará o autêntico folclore e parafolclore. Já a Vem Comigo, última escola, terá o tema “Diversidade do Planeta”, em que apresentará alas relacionadas ao folclore.

O Carnaval de Rua 2014 é uma realização da Prefeitura Municipal de Olímpia, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC–ICMS – Programa de Ação Cultural e patrocínio da Guarani. O projeto foi elaborado pela Fama Produções e Consultoria.

Segundo Roberto Perosa, gerente de Relações Institucionais da Guarani, o apoio a eventos na região é parte da política de Responsabilidade Social da empresa. “Olímpia tem se destacado na área cultural a realização do Festival do Folclore e agora do Carnaval, festa tipicamente brasileira”, explica Perosa.

Programação musical e matinê

No sábado, dia 1º, quem agita a noite, a partir das 22h30, é a Banda Nô, formada por jovens olimpienses e em seguida o grupo Bota Pra Ferver. No domingo, 2, em homenagem aos 111 anos de Olímpia, é a vez do Seu Moço alegrar a noite, logo após o desfile. Na segunda, 3, o olimpiense Wesley Mattos abre a noite, às 22h30, com a Banda Matraka encerrando. Na terça, 4, o grupo olimpiense Ki-Bacana termina as comemorações do Carnaval 2014.

Uma das novidades para esse ano será a realização de duas matinês para as crianças, no domingo (2) e na terça-feira (4), com a distribuição de confetes e serpentinas, além do sorteio de brindes. As matinês serão realizadas das 16h às 18h, na praça, em um local reservado especialmente para os pequenos.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário