GODAP representou São Paulo no 36° Encontro Cultural de Laranjeiras, no Sergipe

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 22h23
Atualizado em 20 de janeiro de 2011 às 12h04

O Grupo Olimpiense de danças parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP, participou do 36º Encontro Cultural de Laranjeiras, no Estado de Sergipe, de 4 a 11 deste mês. Único grupo paulista nesse evento, representou o Estado de São Paulo.

Godap-3

O Encontro contou com aproximadamente 100 grupos folclóricos, dezenas de companhias de teatro e dança, exposições, oficinas, atrações religiosas e bandas locais e nacionais. O evento se torna a cada ano uma verdadeira vitrine para os grupos folclóricos.

Godap-2 O Encontro contou, também, com o desfile final com os grupos participantes, inclusive o Godap, comandada pela sua fundadora e diretora Maria Aparecida (Cidinha) de Araújo Manzolli, também coordenadora dos Festivais de Folclore de Olímpia.

O GODAP sendo o único grupo paulista foi representando o Estado de São Paulo com diversas danças, conhecidas do público olimpiense, como “Cana Verde de Passagem”, “Chimarrita”, “Quadrilha”, “Café”, “Balainha” e “Tamboril”.

Godap-1

“Representamos de forma brilhante a nossa Capital do Folclore, sendo bastante significativo o Intercâmbio Cultural com grupos de todo o Norte e Nordeste do país”, disse Breno Alves, um dos participantes, a este Portal de Notícias.

Breno aproveita para agradecer “a todos que contribuíram para o sucesso deste intercambio cultural, em especial ao Thermas dos Laranjais, Faculdade Ernesto Riscali (FAER) e aos vereadores Hilário Ruiz, Zé das Pedras, Guegué, Primo Gerolim, Guto Zanete e Salata”.

O EVENTO

A cidade de Laranjeiras, localizada a cerca de 23 km de Aracaju, tornou-se o maior pólo turístico e cultural do Brasil através de seu 36° Encontro Cultural.

Godap-4

Reunindo grupos folclóricos, entidades políticas, sociedade e pensadores culturais, o evento teve o objetivo de discutir questões relacionadas ao patrimônio material e imaterial sergipano e sua relação com a modernidade. Para tanto, a conferência de abertura discutiu o tema ‘Patrimônio Imaterial e a Era Digital’, e foi ministrada pelo professor e membro da comissão Cearense de Folclore, José Clérton de Oliveira Martins.

658

Em sua palestra, o conferencista José Clérton de Oliveira Martins abordou de forma direta a utilização dos meios digitais na concentração, preservação e propagação da cultura. O Patrimônio Imaterial está em processo continuo de transformação e a tradição cultural não está fora do desenvolvimento tecnológico, pois este aproxima as pessoas de coisas importantes.

As novas mídias têm esse poder, um exemplo disso são as missas virtuais, ou a questão da educação patrimonial que desperta crianças e adolescentes para o estudo dos temas culturais a partir do uso do computador, finalizou o palestrante que é autor de duas obras que fazem referências ao uso de tecnologia na propagação cultural (Antropologia das Coisas do Povo (2004) e Patrimônio Cultural da Memória ao Sentido do Lugar (2006), ambos pela editora Roca de São Paulo).

O Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontece continuamente há 36 anos, surgiu a partir de uma quermesse criada para angariar fundos com a intenção de ajudar a população mais necessitada da cidade. Atualmente, o evento reúne ‘fazedores de cultura’ de diversas vertentes, que tem como enfoque principal a cultura popular. O evento é uma realização da Prefeitura de Laranjeiras com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura.

 

***


* Fique à vontade para dar a sua opinião, mas atenção: se ele não aparecer no mesmo dia é porque, com certeza, você não leu a nossa política de comentários. No momento, está sob moderação.

Assunto(s): ,

Leia também:

31 comentários

  1. Marco Aurelio disse:

    Parabens a todos os integrantes do godap.

  2. Érica Parro (GODAP) disse:

    A participação do GODAP neste Encontro Cultural foi uma grande experiência para o grupo. Lá foi possível conhecer várias manifestações culturais do estado Sergipano e de outros, como Paraíba, Alagoas e Pernambuco!E Por onde passávamos o carinho e os aplausos das pessoas nos entusiasmava ainda mais.
    Agradecemos a todos que contribuíram, tanto diretamente quanto indiretamente, para que nossa ida até Laranjeiras fosse alcançada!
    Para finalizar, o que eu tenho a dizer sobre esse intercâmbio é que VALEU A PENA!!!!
    Bjs a todos!!!

  3. Sheila disse:

    Obrigada pela reportagem e pela correção!!!!
    Abraços
    Sheila

  4. Joel disse:

    Godap é um dos melhores grupos, conhecido em qualquer canto do Brasil. E sempre levando o carinho e simplicidade de Olimpia.
    Parabens

  5. Paulo disse:

    Parabens a tds os integrantes do grupo godap, vcs merecem!!!

  6. Carol (Frutos da Terra) disse:

    Parabéns GODAP !!!! com certeza vocês se saíram muito bem.

  7. Flavio, Rosi, Caroline e Vitoria disse:

    O GODAP mais uma vez levou o nome de Olímpia “Capital Nacional do Folclore” para além das nossas fronteiras estaduais, provando que nossa cidade é reconhecida em todo país pelo seu festival. Mostramos que a cultura paulista é nossa inspiração maior, sendo o grupo mais prestigiado de todo Encontro. A todos nossos dançarinos, familiares, patrocinadores, muito obrigado e em especial a Cassia Recco (secretaria de gabinete) e o Toninho Clemencio (Assessor da Coordenadoria dos Festivais) obrigado pela companhia…
    Sou GODAP sim Senhor! E tenho orgulho de ser Paulista….

  8. Rosi disse:

    Cada viagem é uma troca de experiência e conhecimentos que só nos faz crescer, mas tudo só é possível pela garra e determinação de uma pessoa incansável em sua luta pela preservação da cultura paulista. Obrigado D.Cidinha Manzolli somos GODAP pelo amor a sua pessoa…

  9. Flavio disse:

    Já ultrapassamos as fronteiras estaduais e nacionais, mas alguns fizeram falta nesta viagem: Murilo, Pedroso, Marcos, Marcio, Vanessa, Renan, Larissa, Rafael, Negocin, Emerson, Vitor, Sr.Celinho e outros… Mas tem problema não… logo teremos outrossssss (Brasil e Mundo) Aguardem!!!

  10. Caroline e Vitoria disse:

    Parabéns e beijos a todos do GODAP, amamos vocês!

  11. Rosi, Carol e Vitoria disse:

    Papai Flavio teu esforço e determinação foram recompensados pelo sucesso do grupo.
    Te amamos!!!

  12. Marcia Benites disse:

    Parabéns a todos os artistas.
    Esse é nosso orgulho paulista!

  13. Duda Buzoni disse:

    De uma coisa se tem certeza, as mulheres mais bonitas eram as olimpienses, até porque, as paulistas são disparado as mais bonitas do Brasil, e entre as paulistas, as olimpienses se destacam e um dos motivos é a descendencia italiana. Olimpia , cidade menina moça !
    E viva o povo paulista, somos quase 42 milhões.

  14. Fernanda Parro disse:

    Com certeza para a galera do GODAP foi uma experiencia muito valiosa. Esse grupo que representou Olimpia em Sergipe não havia saido ainda para um lugar tão distante, e soubeream aproveitar e, mais do que isso, levar o nome da cidade e as tradições do nosso estado para os demais que lá estavam. Senti de não ter ido com vcs, mas sempre estou por perto. Amo vcs galerinha… bjokas… Nanda

  15. Érica Parro (GODAP) disse:

    SOU GODAP SIM SENHOR!!!!!!!!!!!!!!

  16. Alexandre Homsi disse:

    Parabéns a todos os integrantes do Godap, em especial, minha namorada Érica!!! O esforço de vocês foi recompensando e muito com o reconhecimento de todos os Olimpienses!!!
    Parabéns mais uma vez e sucesso, sempre!!!

  17. Marcelo disse:

    Parabens pelo sucesso. Espero que tenham gostado da viagem e principalmente do “intercambio cultural”

  18. andre disse:

    Godap, sempre prestigiando grandes eventos e levando a cultura da nossa Olimpia para o Brasil todo.

  19. Antonio disse:

    Caro Concon, gostei da sua matéria, gostei dessa cultura popular que nós temos, e essa cultura é da nossa terra, várias materias tinham que ser feitas, desde companias de reis até a grupo parafolcloricos, assim como o godap, frutos da terra e anastasi. Godap parabens.

  20. Fernando disse:

    Concon, sempre que entro em seu blog tem noticias novas, mas essa me surpreendeu, fico feliz pelo godap nos representar na cidade de laranjeiras, isso é bom pra eles nordestino e para nós, pois o intercambio cultural se torna magnifico.

  21. Breno Alves disse:

    Concon agradeço pelo pedaço que nos consedeu em seu Blog.
    Foi minha primeira viagem longa com o grupo, e ao mesmo tempo em que é fácil se torna difícil explicar, acho que pra saber como é, só indo desfrutar disso. É uma experiência incomparável a qualquer outra. O carinho e acolhida que o pessoal te recebe é inexplicável. O que me deixa mais feliz em dançar é, no meio da dança olhar para a D. Cidinha e ela com o acordeom sorrindo, isso se torna impagável, é muito dez… Nós do Godap, se não fomos o mais prestigiado nesse encontro cultural fomos um dos mais. Mas nós dançarinos não podemos de agradecer a todos que nos apoiaram nessa ida ao evento, principalmente a eles D. Cidinha, Flávio, Rosi, Neucilei, D. Luzia que sempre estão com a gente.
    Se esqueci de alguém me desculpe…
    Sem contar com a Cássia e o Toninho Péba neh, obrigado tbm pela compania.

  22. Thaina (GODAP) disse:

    Parabéééns, a todos nos do GODAP, pois fizemos uma grande apresentação no Encontro Cultural de Laranjeiras em Sergipe. E tambem conhecemos outros tipos de cultura, e levamos tambem um pouco da nossa!
    Agradeço a todos do Godap por varios momentos que passamos juntos!!!
    Sou GODAP Sim Senhor!!!!!!

  23. Camila (GODAP) disse:

    Valeu a pena!!Só tenho a agradecer pelo apoio e coragem que a nossa equipe de organização ( Flavio, Rose, Neucilei, D. Cidinha e Toninho) tiveram para que essa viagem desse certo… E deu!!!! Obrigada

  24. Adoro o grupo GODAP e parabéns pela participação no Encontro Cultural de Laranjeiras!

  25. Lenir Parro disse:

    Quero dar os parabéns ao Godap, pela sua maravilhosa participação em Laranjeiras. Sei de todo o esforço de vcs e por isso merecem todo esse carinho! Um abraço a todos!

  26. Mateus (GODAP) disse:

    Parabéns a todos nós que tivemos a oportunidade de participar desse maravilhoso evento de cultura popular. Em Sergipe conseguimos levar um pouco da extensa cultura de nosso estado e também aprender um pouco da cultura de outros estados, promovendo um belo intercâmbio cultural. Gostaria de agradecer à toda equipe do Godap pelo apoio e determinação e também à toda população de Laranjeiras que muito nos animou e que teve grande importância no nosso enorme sucesso. Provando mais uma vez que somos GODAP sim senhor e temos orgulho de ser paulista.

  27. Cidinha Manzolli disse:

    Depois de 44 anos de GODAP sou feliz em olhar pra trás e poder dizer “Valeu a pena” o GODAP sempre foi motivo de orgulho e alegria mais uma vez. Obrigado a todos, especialmente porque sei que o meu trabalho terá continuidade. Obrigado Concon pelo espaço. Abraços

  28. Tonny Boy disse:

    e ai galera do godap realmente foi muito bom estar em sergipe
    mas melhor ainda é continuar invicto
    issto é so eu e o rafa

  29. MARCOS BENITES disse:

    GODAP tenho orgulho em fazer parte desta familia a 15 anos e parabéns a todos ….
    goooooooooooooooooodappppppppppp

  30. diego disse:

    obrigado godap por fazer parte da minha vida e poder me fazer conhecer tantos lugares como esse em sergipe larangeiras foi um grande encontro entre grupos de tantos lugares concerteza sempre ficara na minha memoria obrigado a todos colaboradores q nos ajudaram por isso tenho orgulho de fazer parte dessa familia e dizer sou godap sim senhor e tenho o maior orgulhor de vestir essa camisa abraços e bjssss

  31. diego disse:

    parabens godap por levar o nome da nossa cidade para um lugar tão distante continue assim sou muito fã desse grupo abraçossssss

Faça um comentário