Filatelia, 5 de março. Quem aí coleciona selo?

O Brasil comemora na segunda-feira, 5 de março, o Dia do Filatelista. A Filatelia (do grego fila = amigo e telos = selos), arte e a ciência de colecionar selos postais, une milhões de aficionadas em todo o mundo.

selo-fefol

Em Olímpia, a filatelia tem inúmeros seguidores, inclusive, juntamente com o Festival de Folclore, realiza-se aqui a Olimpex – Exposição Filatélica de Olímpia que, em 2012, estará em sua 24ª edição, na Cripta da Igreja-Matriz de São João Batista.

E, neste ano, os brasileiros têm muito que comemorar. O País recebe, em novembro, a Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex. Em 2013, a aguardada Exposição Internacional Brasiliana será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Dia-do-FilatelistaEm 2012 também é comemorado o 35º aniversário da Revista Cofi – Correio Filatélico. A publicação, com tiragem trimestral de 25 mil exemplares, é produzida pelos Correios e distribuída gratuitamente para filatelistas do Brasil e do mundo.

Arte transformada em cultura popular, os selos testemunham a história, a política, a arte e o universo simbólico de sua época.  A Filatelia integra parte do currículo escolar obrigatório em vários países europeus. No Brasil, o projeto “Correios nas Escolas”, desperta o interesse das crianças pela Filatelia, integrada à educação.

Histórico

Em 5 de março de 1829, D. Pedro I baixou um decreto que organizava os serviços de Correios do Brasil. A medida foi fundamental para que, em 1843, seguindo a trilha de reforma britânica, o Brasil se tornasse primeiro das Américas e segundo país do mundo a adotar o selo como comprovante de franqueamento.

Hoje todos os países emitem selos próprios. Os selos geram lucro anual de 27,7 bilhões aos operadores postais, segundo dados da UPU (União Postal Universal), divulgados em 2012. O valor chega a U$ 50 bilhões se foram incluídos os negociantes e leilões. Diferentemente do que muitos previam, a difusão da internet e do comércio virtual aumentou o volume de encomendas e cartas, além de ter criado novos canais para a Filatelia.

Arte e ciência de colecionar selos e objetos postais, a Filatelia é quase tão antiga quanto o advento dos selos. O 5 de março foi escolhido como “Dia do Filatelista” em 1969, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, em São Paulo. Entidades filatélicas de todo o Brasil logo aderiram à data.

selodacolunafilatelica

***Reuniões: A Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto reúne-se aos sábados, das 10h às 12h, Rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro (Agência Central dos Correios). Venham participar de nossa reunião para trocar, comprar e vender selos ou peças filatélicas. Venham fazer novos amigos desse mundo fascinante do colecionismo de selos postais. A entrada é franca. Informações pelo telefone (17) 3203-1037 ou pelo e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *