italia1.jpg

Festival Internacional se encerra neste final de semana com muitas atrações

Cristiane Gracindo — O 9º Festival Internacional de Folclore de Olímpia se encerra neste final de semana, com muitas novidades e apresentações sensacionais de grupos folclóricos inéditos na cidade. No sábado, além dos grupos da Bolívia, Itália e GODAP, o festival contará com a participação de representantes das colônias da Suíça e Escócia.

italia1

Na noite de 29 de maio, o FIFOL inovou mais uma vez com a apresentação de músicas clássicas e de balé, com os alunos da Physical Academia de Olímpia. A inspiração veio dos países europeus onde este tipo de apresentação em praça pública é bastante comum e aproxima as pessoas de uma arte não tão popular. O público presente ao espetáculo aprovou a novidade, que traz incentivo aos alunos que se dedicam à dança clássica.

A Colônia Suíça traz o Tanzgruppe Enzian busca a manutenção da cultura e da tradição suíça em Helvetia através da dança folclórica, com coreografias praticadas na Suíça. São danças antigas, difundidas por séculos, que em Helvetia obedecem às mesmas tradições do país de origem. O Jodlerklub Helvetia é o grupo folclórico de canto jodler natural e versificado, uma legítima tradição folclórica suíça, com 38 cantores. Sua apresentação será na Missa das 10 horas da manhã de domingo (31/05), com os cânticos religiosos cantados no dialeto suíço alemão (jodler). Estes grupos se apresentam regularmente em outros países e principalmente na Suíça, onde participam de concursos de canto jodler.

slider-italia

A Escócia será representada pela Banda St. Andrew Society Pipes & Drums – ou simplesmente SASPD – formada por amigos que tocam músicas escocesas e marciais, com uma base extremamente sólida, com gaiteiros, percussionistas e dançarinas experientes que tiveram participação em campeonatos internacionais na Argentina, Chile, Uruguai e o Campeonato Mundial de Bandas de Gaitas-de-fole na Escócia. O público terá a oportunidade de conhecer uma verdadeira banda de gaita-de-foles escocesa em plena terra do samba.

A programação do 9º FIFOL no seu encerramento será a seguinte:

 

29/05/2015 – Sexta-feira
Local: Praça da Matriz São João Batista
20:30 – Apresentação de palco:
– Ballet Libertad Tarija– Bolívia;
– Associazione “Sbandieratori e Musici dei 7 Rioni Storici” – Itália;
– Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – Godap – Brasil.

 

30/05/2015 – Sábado
09:00 – Peregrinação pelas ruas do comércio

Local: Praça da Matriz São João Batista
20:30 – Apresentação de palco:
– Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – Godap – Brasil;
– Associazione “Sbandieratori e Musici dei 7 Rioni Storici” – Itália;
– Tanzgruppe Helvetia – Colônia Suíça;
– Ballet Libertad Tarija – Bolívia;
– Banda St. Andrew Society Pipes & Drums – SASPD – Colônia Escocesa.

 

 

31/05/2015 – Domingo
Local: Igreja Matriz de São João Batista
10:00 – Missa de encerramento com participação do Coral Joderklub Helvetia (missa cantada em dialeto suíço alemão) e os demais grupos.

Todos os dias o Festival oferece Praça de Alimentação, artesanato, barracas diversas e brinquedos a partir das 19 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *