Daniel Firmino homenageia a Copa através de sua arte no Riopreto Shopping

Publicado em 10 de junho de 2014 às 11h54
Atualizado em 10 de junho de 2014 às 12h02

Texto Mayla Pinheiro — Nesta quarta-feira, 11, será lançada a instalação “Em campo ninguém é santo”, de Daniel Firmino, na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping. Em alusão à Copa do Mundo, o artista plástico produziu 39 oratórios, sendo 32 representando as seleções participantes do mundial, cinco em homenagem à arbitragem, um em homenagem ao grupo LGBTTT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – e um que representa uma caixa preta. A instalação ocorre até o dia 13 de julho.

capa-trans

Os oratórios representando os times participantes foram pintados com as cores da bandeira do determinado país e traz uma espécie de boneco que caracteriza o jogador, além de um pequeno histórico sobre cada localidade.

Em oratórios religiosos, cinco imagens de santas estarão representando as mães dos juízes em campo. “Quem vive o futebol, sabe que muitas vezes os árbitros são xingados durante a partida e as mães acabam sendo ofendidas por consequência”, comenta Firmino. O oratório LGBTTT também traz a imagem de São Sebastião, que, segundo o artista, é protetor dos gays.

Esse último oratório e a caixa preta são uma maneira de refletir sobre a discriminação sexual e o preconceito. “A caixa preta é uma espécie de urna interativa, em que as pessoas poderão escrever um tipo de preconceito e depositar na caixa. Depois, no final da exposição, vou ler os bilhetes e farei uma reflexão”, diz.

Daniel começou a produzir a instalação em 2013, com a ajuda de Ito Costa, na área da marcenaria. Os oratórios foram confeccionados em madeira maciça e os objetos são de MDF – exceto as santas.

Artista primitivista e autodidata, Firmino conta que a instalação transpõe a ideia representada em seus quadros. “Eu sempre gostei do futebol, tanto que nos meus quadros eu represento o tema. Além do Brasil ser um país do futebol, é também bastante religioso”, destaca.

Assunto(s): ,

Leia também:

Faça um comentário