Cordelista olimpiense lançará o seu primeiro livro no Pavilhão Cultural na abertura do Fefol

Publicado em 21 de julho de 2011 às 23h40
Atualizado em 24 de julho de 2011 às 17h52

acediloAcedilo Novaes, o cordelista olimpiense, é presença confirmada no 47º Festival de Folclore de Olímpia, assim como o lançamento do seu livreto intitulado “O Cordel de Acedilo Novaes” que será realizado no sábado (23), a partir das 18h, no Pavilhão Cultural do Espaço Cultural do Recinto do Folclore.

Trazida da Europa pelos portugueses no período da colonização a Literatura de Cordel também é destaque na Capital do Folclore, e até virou tema de novela na TV Globo.

As raízes do “Cordel” se fixaram no sertão do nordeste brasileiro principalmente nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, estado que será homenageado esse ano no 47º Fefol.

E dentro desse riquíssimo gênero literário destaca-se o cordelista de origem baiana, nascido em Guaraci, mas de coração olimpiense Acedilo Novaes, um grande amigo particular do saudoso professor José Sant’anna.

Cordelista nato e sem formação literária Acedilo Novaes verseja desde criança sem antes ter lido qualquer obra do gênero. Seus poemas são compostos com muito humor e fértil imaginação. Muitos são baseados em fatos reais, fazem críticas bem humoradas à política, religião e a vida bucólica. Acedilo expõe seus folhetos como pede a tradição, pendurados em barbante.

***

Leia com atenção antes de comentar esta notícia:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.

O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critério impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Assunto(s):

Leia também:

6 comentários

  1. Valéria de S Tavares disse:

    Conhecer e reconhecer a Literatura de Cordel como a arte de expressão advinda da cultura popular é o primeiro passo para sua preservação.
    Obrigada Leonardo por mais esse apoio.
    Os professores e amigos de Acedilo Novaes agradecem.

  2. Julianne Barbosa disse:

    Do Povo, para o Povo…Assim será o lançamento do Livro do Senhor Acedilo.Pessoa simples, que com sua sabedoria popular imensa,é capaz de transformar a vida em versos .Contamos com a presença de todos amanhã.Super abraço e obrigado Leonardo por acreditar e publicar essa grande notícia.

  3. Cidinha G. Oliveira disse:

    Parabéns idealizadores e organizadores por resgatarem esta cultura popular fazendo que um cordelista olimpiense tenha seu trabalho merecidamente reconhecido.

  4. Murillo disse:

    A riqueza do folclore está no olhar especial de um povo em ver a vida de maneira simples e sobretudo pautada na coragem e na luta. E só sabe realmente o sentido do Festival do Folclore quem o vivencia de todas as suas formas desse modo o cordel do Seu Acedilo é fonte de muita sabedoria popular, vale a pena conhecê-lo.

  5. Frei Ailton disse:

    “O Folclore deve ser a manifestação da beleza do povo” Assim definia o grande pensador e pesquisador do Folclore Brasileiro – Câmara Cascudo. Fiquei emocionado ao ver que de um trabalho pedagógico de sala de aula, se é capaz de resgatar uma preciosidade que Olimpia tem e quem muitas cidades gostariam de ter. Parabéns às professoas que resgataram tal cordeilista que fala do povo para o povo. Isso mesmo, o Folclore deve ser através dessa Beleza. Amanhã quero estar presente para festejar essa riqueza. Em nome da professora Julianne Barbosa, parabenizo todas as Educadoras do projeto. Parabéns. Concon, meu abraço à você e na querida Lau.
    Frei

  6. Marcelo disse:

    Parabens Acedilho! Admiro muito este homem e toda a sua familia.

Faça um comentário